Projeto de Leitura é realizado em creches de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido o Projeto de Leitura em todas as unidades de creche do município. A iniciativa é mantida com apoio do prefeito Marcão Marchi, que valoriza o aprendizado das crianças. “O gosto pela leitura na primeira infância é fundamental, sendo essencial para os segmentos escolares e, no futuro como cidadão em qualquer esfera”, afirma o prefeito.

De acordo com a Supervisão Pedagógica, a intenção do projeto é despertar e incentivar o gosto pela leitura, promovendo o desenvolvimento do vocabulário e o potencial cognitivo desde a primeira infância. “Possibilitando os laços familiares e interação entre os colegas, construindo sua identidade e desenvolvendo sua imaginação”, destaca a supervisora Rosângela Aparecida Veronezze Alves da Silva.

Já a coordenadora de creche e Educação Infantil, Maria Ferreira, destaca que a iniciativa proporciona situações que constroem o hábito de ouvir e sentir prazer, com o envolvimento da leitura. “O que manifesta sentimentos, experiências, ideias e opiniões”, comenta.

Maria Ferreira enfatiza que a leitura é caminho mais importante para chegar ao conhecimento. “E por isso notamos o contentamento dos pequeninos em levar a sacolinha com o livro para casa”, diz.

Assim como outras ações educacionais, o Projeto de Leitura tem obtido sucesso. “Temos estimulado a leitura que é um instrumento de excelência para a formação humana, a leitura liberta e educa, tanto é verdade que o cantinho da leitura já é uma realidade em nossas creches, sendo um espaço propício ao desenvolvimento do hábito da leitura”, afirma o secretário de Educação, Fabio José de Andrade.