Várzea conclui recapeamento no Jardim Paraíso

A Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana em Várzea Paulista vem trabalhando em um cronograma de recapeamento de 17 ruas da cidade. A operação foi iniciada no Jardim Paraíso, onde quatro vias passaram pelo processo de fresagem e recapeamento.

A Rua Olívio Roder foi pavimentada na última sexta-feira (29) e as equipes de tapa-buraco aturaram na Rua Segundo Gregório Bellodi no sábado (30). A pavimentação da Rua Celestino Castroviejo (foto acima), Ângelo Sutti e Amaro D. Andrade (imagem abaixo) foram finalizadas na última quarta-feira, 03 de abril.

Os moradores da via elogiaram o empenho e a agilidade do trabalho da equipe. Franklin Rosa de Oliveira, 49, considerou importante o cuidado de recapeamento. “Melhorou o visual e a qualidade da rua para gente trafegar. Ou seja, também valorizou o lugar. Tem pelo menos três benefícios aí”, contou o munícipe. Há 35 anos no bairro, ele revelou que se trata de uma das primeiras ruas da cidade. “Estou aqui desde quando era rua de terra. Depois veio o paralelepípedo e por fim o asfalto. Ficou bom, mas como passa muito ônibus e carro, o trânsito é intenso, aí o piso acaba cedendo. Acho que a última vez que a rua foi recapeada foi em 2003”, disse.

Clélia Regina Rodrigues da Silva, 42, e Maria Aparecida Pavaneli Brescieli, 61, também moradoras da rua, explicam que a via é bem movimentada. “Muitos carros estacionam aqui por conta da academia. Também passa caminhão e ônibus”. “Aos finais de semana, as crianças brincam e também há muitos animais. Então, quanto ao novo asfalto, ficou muito bom e mais bonito, é bom pra gente mesmo”, revelaram.

As equipes já iniciaram os trabalhos de fresagem e recapeamento no Jardim América II, onde mais três vias serão recapeadas: Avaí, Taperoa e Guaraci.

Essas ações vêm sendo tomadas após as fortes chuvas no início de 2019 que afetaram as vias públicas da cidade. O volume de precipitações foi histórico, o maior já visto em Várzea Paulista, superando as expectativas da Defesa Civil. Para janeiro, eram esperados 232,95 mm, mas a quantidade de água que caiu foi de 417, 97 mm. Em fevereiro, o índice foi ainda maior: choveu 454,23 mm, 159,2% acima do esperado (175,26 mm). Março também recebeu 204,70 mm de chuva, enquanto o esperado era 162,21 mm.

As demais vias a serem recapeadas são: Jardim Bertioga – Rua José Rabelo Portela (trecho de encontro com a Vila Popular e trecho em frente à Rua Brasília); Parque Guarani – Ruas Amazonas e Itaguá; Vila Santa Catarina – Ruas Antônio de Sando (trecho) e Geraldo Magela; Jardim São Gonçalo – Rua João Tosin (trecho) e Avenida Costa e Silva (trecho); Jardim Promeca –Rua Eugênio Carezatto; e Cidade Nova II – Rua Deolinda Caresato Sutti. A previsão de conclusão dos trabalhos é até novembro deste ano.