Surgem primeiros parceiros para ajudar hospital

O projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, lançado na sexta-feira (29), no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Jundiaí, prevê a revitalização dos 72 quartos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), por meio da iniciativa privada e de pessoas físicas. A proposta, apresentada pelo prefeito Luiz Fernando Machado e pelo superintendente do HSV, Matheus Gomes, juntamente com representantes da Diocese de Jundiaí e Sociedade de São Vicente de Paulo, prioriza a humanização do atendimento, além de ambientes mais acolhedores no âmbito hospitalar.

“O HSV é um hospital que conta com a melhor equipe técnica disponível. Quem atende aqui, atende nos hospitais particulares de São Paulo, como Sírio Libanês e Albert Einstein. É papel da prefeitura mobilizar a sociedade para uma parceria direcionada à melhoria do equipamento, que é centenário e referência para toda uma região em alta complexidade. É com grande satisfação que percebemos a mobilização da iniciativa privada interessada em contribuir para a construção de espaços mais acolhedores para o atendimento de toda a população”, argumentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Representantes de diversos setores participaram do lançamento no auditório do Ciesp, apoiador do projeto. Todas as doações serão recebidas diretamente pelo HSV. A intenção do projeto, articulado pelo Hospital São Vicente de Paulo e Rede Jundiaí de Cooperação, em parceria com alguns segmentos da sociedade, é modernizar os quartos e respectivos banheiros do HSV, estabelecendo uma padronização por meio da troca de portas, pisos, azulejos, revestimentos, pintura, cortinas, itens para banheiro, iluminação, mobiliário, ar-condicionado e kit leito (cama elétrica, régua multifuncional, poltrona de acompanhante, divisória e bandeja de refeição), além de pequenas intervenções.

A revitalização contempla diferentes setores do HSV: Clínica Feminina (13 quartos), Clínica Masculina (14 quartos), Clínica Cirúrgica 1 (15 quartos), Clínica Cirúrgica 2 (5 quartos), Clínica Ortopedia (9 quartos), Clínica Mista (9 quartos) e Pronto-Socorro Adulto (7 quartos). O inovador projeto arquitetônico de todos os ambientes foi elaborado e doado por 10 arquitetas de Jundiaí, que fazem parte do grupo ‘Um Tijolo por Dia’. Parceiros institucionais, como Roca, Duratex, Deca e Astra, também já aderiram ao projeto de revitalização dos quartos, com doações expressivas em produtos. O Tauste Supermecados e a Evasola também se comprometeram a custear a reforma de quartos.

Os interessados em contribuir podem acessar o regulamento, que está disponível no site www.hsvicente.org.br. Todo o trabalho será amplamente divulgado e realizado de forma transparente.