Itatiba planta 5 mil mudas nas cabeceiras do Ribeirão Jacaré

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou o plantio de 5 mil mudas de árvores de espécies nativas. O plantio foi realizado na Área de Preservação Permanente (APP) de uma nascente em recuperação localizada na Fazenda Santana, no bairro do Alagado.

Além do plantio, a empresa contratada também será responsável por realizar as manutenções mensais pelo período de dois anos, a fim de assegurar o bom desenvolvimento das mudas. Este trabalho foi realizado com recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente, gerido pelo CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

O local do plantio é muito significativo para a recuperação ambiental no município, pois a região está inserida na Bacia do Ribeirão Jacaré, sendo uma das áreas prioritárias para recuperação, de acordo com o Plano Municipal de Mata Atlântica de Itatiba. A nascente reflorestada dá início ao Ribeirão Pinhalzinho, tributário do Ribeirão Jacaré, além de cumprir função ambiental importante, devido a proteção dos mananciais.

Esta atividade de plantio também visa o cumprimento dos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) da Prefeitura de Itatiba.