‘SóTocaTop’ terá time de apresentadores

Ritmos diferentes. Rankings diferentes. Apresentadores diferentes. O ‘SóTocaTop’ estreia sua nova temporada no dia 30 de março, com novidades: agora, o programa não terá apenas dois apresentadores no comando, mas sim um time de artistas representando os diferentes estilos musicais já característicos da atração. Divididos em duplas, os novos apresentadores vão receber, a cada semana, os cantores que estão contemplados nos rankings com os sucessos mais ouvidos nas rádios e na internet. Iza e Toni Garrido dão o pontapé inicial à frente dos primeiros episódios. Em seguida, será a vez de Wesley Safadão e Lucy Alves, que passarão o bastão para as irmãs sertanejas Maiara & Maraísa. E mais duplas ainda serão apresentadas ao longo da temporada.

O diretor artístico do programa, Raoni Carneiro, adianta outra novidade, que promete ser uma surpresa diferente a cada sábado: o convidado TOP da semana. A presença de uma atração já consagrada que irá cantar seus maiores sucessos no palco do programa. Artistas que ultrapassam gerações e que continuam no topo das paradas, na memória e no coração do público.

Raoni explica que a pluralidade de estilos e ritmos que contemplam o mercado musical brasileiro inspirou o revezamento de apresentadores no comando da atração. “A ideia surgiu do desejo de termos essa representatividade também na apresentação do programa. Com isso, teremos vários representantes dos mais variados gêneros musicais à frente do ‘SóTocaTop’, atendendo aos mais diferentes gostos do público.  Apostamos que esse revezamento trará, ao longo dos episódios, uma renovação em total sintonia com a mecânica dos rankings”, diz.

Música para todos os gostos

As atrações de cada programa são definidas por meio de rankings semanais estabelecidos a partir da análise do cruzamento de dados de várias mídias de consumo, como rádios e plataformas digitais. Raoni afirma ainda que o programa seguirá com o formato de rankings, que é o conceito principal do ‘SóTocaTop’. Três linhas de recorte classificam os rankings: música ou artista; rádio ou internet; e região ou gênero.

“Conseguimos descobrir diferentes maneiras de olhar a música levando em conta a multiplicidade de mídias e meios de consumo que existem atualmente. Essa dinâmica permite, por exemplo, um ranking com a música mais ouvida na internet, no gênero Pop. Outro com a música mais ouvida na rádio, no gênero Rock. São múltiplas possibilidades”, ressalta o diretor artístico, que complementa. “O objetivo é ressaltar sempre a pluralidade musical característica do nosso país. Manteremos a dinâmica da primeira temporada e levaremos ao palco, a cada semana, artistas de diversos gêneros e estilos. Isso inclui tanto os cantores que estão surgindo agora quanto os já reconhecidos. Ao considerarmos diferentes mídias e meios de consumo musical na elaboração dos rankings, temos um reflexo real do que as pessoas estão ouvindo. Queremos ter, a cada sábado, umaplaylistperfeita”, diz.

Os novos comandantes

 

Os novos apresentadores não escondem a emoção – e o nervosismo – de estarem à frente de uma atração. E todos comemoram a oportunidade de participarem de um programa que celebra uma paixão comum a todos eles: a música.

A cantora Iza é só alegria com o novo desafio. “Já estive no palco do ‘SóTocaTop’ como convidada e sempre senti a vibração maravilhosa do público. Topei na hora o convite para ser apresentadora na nova temporada. Não tenho dúvidas de que essa parceria com o Toni Garrido, que é meu amigo, no comando do programa será uma experiência incrível e todos vão se divertir muito. Estou consciente da enorme responsabilidade desse desafio e já adianto: vamos contagiar a todos nas tardes de sábado no ‘SóTocaTop’”, afirma.

Toni Garrido, que já comandou um programa de música na Globo, o Fama (2002), aposta na dinâmica do ‘SóTocaTop’ como sucesso garantido da atração. “Reunir as músicas mais ouvidas nas rádios e nas plataformas digitais é estar atento ao que o público quer. E o público quer o que é Top. Reunir esses sucessos em um programa específico de música demonstra essa relação de sintonia entre a Globo e seu espectador. Isso sem falar da minha amiga Iza, essa cantora maravilhosa. Tenho certeza que vai ser bom demais”, expôs o cantor.

Finalista do Programa The Voice Brasil em 2013, a atriz e cantora paraibana Lucy Alves conta que ficou honrada com o convite para ser uma das apresentadoras da nova temporada do ‘SóTocaTop’. “Quando eu recebi o convite fiquei louca! Eu acho o programa o máximo, que traz os artistas e suas novidades, suas músicas, seus sucessos. E eu amo música, eu respiro música”, afirmou.

Lucy comemorou quando soube quem irá dividir com ela o palco da atração. “Foi incrível quando eu descobri que meu parceiro vai ser o Wesley Safadão, esse cara incrível, de uma energia maravilhosa, que traz uma música muito efusiva e que vai estar lá, ao meu lado. Juntos vamos, com muita alegria, saudar tantos artistas, saudar a música! E eu também quero poder cantar os meus sucessos, quero apresentar e me divertir. Quero ser Top! Tenho certeza que as pessoas vão se divertir muito também. É um programa muito especial, vai ser massa!”, diz, animada.

Wesley Safadão confirma a expectativa em estrear como apresentador. “Estou muito feliz com o convite e honrado. A responsabilidade é muito grande e estou muito motivado, é uma mescla de emoções e sensações. Será uma experiência nova, diferente de tudo o que já fiz. Um desafio e darei o meu melhor ” comenta Wesley.

Terceira dupla confirmada para comandar a atração, as irmãs sertanejas Maiara & Maraísa não escondem a felicidade. “Estamos muito felizes e ansiosas. É a primeira vez que vamos apresentar um programa de TV, ainda mais sendo musical, que é algo que a gente ama fazer. Não vemos a hora de receber outros artistas, nossa galera. Está rolando um frio na barriga e, ao mesmo tempo, não vemos a hora de começar. É um sonho! Sempre tivemos vontade de fazer isso, é um desafio para nós. Desde o começo da nossa carreira, sempre quisemos ter uma oportunidade como essa e daremos o nosso melhor. Acredito que será um momento muito lindo para mim e para Maraísa”, afirma Maiara.

Maraísa conta ainda que o convite para participar do time de apresentadores chegou em um importante momento da carreira da dupla. “Estamos numa fase mais madura, mais concreta da nossa carreira. Com certeza o convite para apresentar o ‘SóTocaTop’ vem para consolidar nosso esforço ao longo da nossa trajetória na música e marcar um momento muito especial, já que acabamos de gravar nosso terceiro DVD. Esse ano tem sido muito especial, um momento de maturidade e concretizações. E o programa vem para selar isso”, fala.  Maiara reforça que o público pode esperar muita alegria, diversão e espontaneidade. “A gente vai dar muita risada, vamos mostrar nossa verdade, como sempre fizemos, porque o público gosta disso. Queremos nos divertir e divertir a galera, fazer as pessoas felizes!”, disse.

 

Entrevista com Raoni Carneiro

Diretor artístico do ‘SóTocaTop’

Qual balanço você faz das primeiras temporadas?

O balanço é o melhor possível. Acredito que alcançamos o objetivo, que era ter um programa que consegue classificar a música de maneira atual, sempre ressaltando os talentos nacionais e toda a diversidade de estilos musicais presentes no nosso país. Fico feliz de saber que o formato agradou ao público, que está cada vez mais antenado nas diferentes formas de consumo de música. Levamos ao palco do ‘SóTocaTop’ grandes sucessos e também canções que ainda não eram conhecidas em todas as regiões do país, por exemplo. Muitos novos artistas que foram lançados no programa voltaram depois, no ranking das mais ouvidas. Isso, para a gente, é motivo de orgulho.

O que o público pode esperar de novidades na nova temporada de ‘SóTocaTop’?

Temos duas grandes novidades para a nova temporada. A principal são nossos apresentadores, que esse ano serão vários e vão se revezar no comando da atração, começando pela dupla Iza e Toni Garrido.  Depois será a vez de Lucy Alves e Wesley Safadão e a dupla Maiara & Maraísa. Mas teremos muitos outros nomes da música nacional na apresentação do ‘SóTocaTop’ em 2019. Outra aposta é contar, a cada sábado, com a presença de cantores que marcaram época com canções que são lembradas até hoje pelo público.  Teremos uma apresentação especial deles a cada semana.

Como surgiu a ideia de revezar um time de cantores, ao longo do ano, no comando da atração?

Uma das premissas do programa é justamente a pluralidade de estilos e ritmos que contemplam o mercado musical brasileiro. A ideia surgiu do desejo de termos essa representatividade também na apresentação do programa. Com isso, teremos vários representantes dos mais variados gêneros musicais à frente do ‘SóTocaTop’, atendendo aos mais diferentes gostos do público.  Apostamos que esse revezamento trará, ao longo dos episódios, uma renovação em total sintonia com a mecânica dos rankings. O ‘SóTocaTop’ é feito pelo público. Queremos ter, a cada sábado, umaplaylist perfeita no palco.

A dinâmica de rankings será mantida na nova temporada?

 

Sim. Seguiremos com o mesmo formato, que é o conceito do ‘SóTocaTop’. Três linhas de recorte classificam os rankings: música ou artista; rádio ou internet; e região ou gênero. Conseguimos descobrir diferentes maneiras de olhar a música levando em conta a multiplicidade de mídias e meios de consumo que existem atualmente. Essa dinâmica permite, por exemplo, um ranking com a música mais ouvida na internet, no gênero sertanejo. Outro com a música mais ouvida na rádio, no gênero funk. São múltiplas possibilidades.

 

Entrevista com Iza e Toni Garrido

 

Primeira dupla de apresentadores da nova temporada de ‘SóTocaTop’

Essa é a primeira vez que você faz uma dobradinha profissional com seu parceiro de apresentação?

 

Iza– A gente já se conhecia de ações anteriores e está sendo muito legal dividir essa experiência de apresentar um programa de TV sobre música com o Toni.

 

 Toni Garrido –Tivemos a oportunidade de apresentar um programa de rádio há um tempo, durante um festival de música no Rio de Janeiro. Eu conheci a Iza nesse programa de rádio. Mas, efetivamente, o ‘SóTocaTop’ é o primeiro trabalho real que eu tenho com ela, e que está sendo um grande prazer.

 

Qual a sua expectativa para a nova temporada do ‘SóTocaTop’?

 

Iza – Eu acho que o ‘SóTocaTop’ é um programa muito importante para indústria da música. É uma oportunidade para todos conseguirmos acompanhar como estão todas as áreas musicais e como as músicas têm crescido. É muito bacana podermos acompanhar isso na TV.

Toni Garrido – Apresentar um programa de música é algo muito interessante, muito bacana. O ‘SóTocaTop’ tem uma lembrança muito grande dos melhores programas de música da TV Globo como, por exemplo, o antigo ‘Globo de Ouro’, que era um outro formato, uma outra época, mas estamos acostumados a essa coisa de mostrar o ranking do que há de melhor, do que há de mais popular, do que é mais ouvido. O “SóTocaTop’ vem para trazer isso e, para mim, é uma honra enorme apresentar com a Iza.

Como você vê o formato do programa para o mercado de música, a dinâmica de diferentes rankings semanais?

 

Iza – Como cantora, eu acho um programa excelente para a nossa indústria, é muito legal poder ver tudo o que está acontecendo em todos os âmbitos musicais, isso é muito incrível. Eu acho que é um programa que faz sentido estar na TV. E, como telespectadora, acho muito bacana ver no palco os artistas que a gente sempre acompanha no nosso dia a dia, seja pela rádio, internet, se apresentando com performance e tudo. Isso é muito legal.

Toni Garrido – Considero o formato do ‘SóTocaTop’ fundamental. Está tudo tão segmentado, tem tantos rankings espalhados pelo Brasil inteiro que eu acho demais essa ideia de o programa juntar tudo e mostrar os vários estilos do Brasil. A gente tem as listas mais inusitadas e mais incríveis. Acho essas várias possibilidades de ranquear algo maravilhoso.

Apresentar um programa não é uma novidade para você. Como é poder voltar aos palcos, dessa vez como anfitrião (ã) de muitos amigos de profissão?

 

Iza – Está sendo uma experiência muito louca, eu nunca pensei que eu pudesse apresentar um programa em TV aberta. Essa experiência é algo completamente nova para mim, onde eu estou aprendendo muito também. E, por ser algo 100% novo, ainda é como se fosse a primeira vez. Estou gostando muito de participar disso tudo.

Toni Garrido –Eu apresentei o Fama há alguns anos e tenho boas referências do que é reunir os sucessos do momento em um programa com uma dinâmica incrível. Apresentaremos os indicadores do que as pessoas estão ouvindo nos vários panoramas de rankings e no que está no topo. As primeiras temporadas foram muito legais. Teremos, como artistas, o grande desafio de manter o nível e darmos continuidade a essa atração que ganhou o gosto do público e que é um sucesso.

O ‘SóTocaTop’ estreia no dia 30 de março, tem direção artística de Raoni Carneiro e apresentação de Iza e Toni Garrido nos episódios iniciais. O programa será exibido às sextas-feiras, no Multishow, e aos sábados, na Globo.