Jundiaí aumenta em 165% as castrações gratuitas

O Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), órgão da Prefeitura de Jundiaí, já realizou 477 castrações em cães e gatos entre os primeiros 80 dias do ano de 2019.

Os atendimentos foram realizados para a população que solicitou o serviço pelo registro por 156 ou APP Jundiaí e aguardavam em fila de espera.

O crescimento no atendimento, em relação ao ano passado, foi de 165%, quando no mesmo período, 180 castrações haviam sido realizadas.

De acordo com a diretora pelo Debea, Talita Odara, os atendimentos resultam de ações em pequenos mutirões somados ao atendimento diário da equipe.

“O sistema de trabalho adotado no ano passado garantiu ótimos resultados e vamos estender o modelo para este ano, com atendimento da equipe na sede, pequenos mutirões além dos grandes, que serão realizados nos bairros”, adianta, lembrando que a microchipagem também é aberta à população conforme solicitação.

O Debea ainda oferece atendimentos em consultas veterinárias e exames para animais de pessoas de baixa renda, além das ações educativas em escolas sobre a guarda responsável dos animais.

Em 2018, o Debea realizou 2.434 castrações. Para 2019, a meta é ampliar em 25% o número total, com objetivo de registrar 3 mil castrações.