Prefeitura de Vinhedo e ONG Mata Ciliar reintegram animais à natureza

Durante a tarde de terça-feira (19), a Prefeitura de Vinhedo, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), divisão da Guarda Civil Municipal, e a ONG Mata Ciliar fizeram a soltura de diversos animais na região da Represa III. A reintegração à natureza ocorreu após um período de reabilitação.

“Essa ação é resultado de um convênio inédito que firmamos há quase 1 ano com a ONG Mata Ciliar, que nos trouxe a possibilidade de encaminhar animais para recuperação, trabalho esse que vem de encontro às diversas ações que, em parceria com o Legislativo, estamos desenvolvendo na questão do bem-estar animal, causa que tanto respeitamos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Na ação desta semana, foram soltos 3 Saguis, 3 Quiriquiris, pequena espécie de Falcão, 6 Corujinhas e 1 Gambá de Orelha Branca. O Gambá havia sido resgatado recentemente; os Saguis, vítimas de choques elétricos, estavam há 2 meses em processo de reabilitação; as Corujinhas são filhotes e os Quiriquiris se recuperavam há 2 meses.

Por meio deste convênio entre a Prefeitura e a Mata Ciliar, qualquer animal silvestre que estiver ferido e precisar ser monitorado é encaminhado à entidade, o que pode ser feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão. Além disso, a ONG também faz a instrução e treinamento dos GCMs para lidar com esses animais durante o transporte.