Região tem boas opções de turismo

O final de semana chegou e o que você acha de sair com a família para conhecer alguns lugares diferentes nas cidades vizinhas? Quem conhece Itupeva sabe que essa cidade vem se tornando um polo turístico e comemora aniversário de 54 anos nesta semana. Para quem tem criança ou mesmo quem curte diversão com adrenalina, tem o Wet’n Wild ao lado do Hopi Hari, ou o famoso Outlet Premium, para compras, além dos encontros dos amantes de Harley Davison no SerrAzul (o primeiro shopping suspenso da América Latina sobre uma rodovia).

Já os adeptos de turismo rural podem curtir várias fazendas e apiários, já que a cidade é integrante do Circuito das Frutas do estado de São Paulo. Vale a pena conhecer também onde é a fábrica dos Queijos de Itupeva, com café da manhã e grande variedade de queijos para levar para casa.

Mas saindo um pouco dessas opções, em Cabreúva também tem o turismo religioso, com templos tanto no próprio município quanto nas cidades próximas e que valem muito a pena a visita, inclusive por quem não é propriamente religioso. Veja, a seguir, algumas sugestões.

Gruta do Quilombo – Itupeva

Ponto de peregrinação de fiéis católicos, a Gruta do Quilombo, localizada no bairro Quilombo, em Itupeva, é um dos mais antigos da cidade.

No dia 12 de outubro, data em que o país celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a população local se reúne para ir até a gruta participar de uma celebração comemorativa, que acontece na capela.

O evento, que já é realizado há quase 40 anos, faz parte do calendário oficial da cidade e é organizado pela Prefeitura Municipal, com apoio das associações dos romeiros e dos moradores do bairro Quilombo.

Além de homenagear a padroeira do Brasil, o objetivo desse lindo evento é manter viva a fé do povo, por isso é um momento cheio de emoção. Fora dessa data comemorativa, a gruta fica aberta à visitação aos sábados, a partir das 8 horas. Endereço: Gruta do Quilombo, Itupeva

Mosteiro de São Bento – Vinhedo

Localizado em Vinhedo, o Mosteiro de São Bento é referência na região para quem busca fé e reflexão. Silencioso e muito bonito, o local fica sempre aberto, porém, é mais frequentado aos domingos, porque é o dia em que acontece a missa conventual com a presença dos monges que vivem e trabalham por lá. A celebração tem canto gregoriano e bênção do Santíssimo, o que chama bastante a atenção dos visitantes. Além da questão religiosa, como o mosteiro fica num dos pontos mais altos de Vinhedo, ele proporciona lindas vistas, momentos de silêncio e paz. Ao redor, o verde toma conta por causa dos jardins que existem por lá. Certamente é um lugar que vale a pena a visita, independente de religião. Endereço: Rua Observatório, 138 – Observatório, Vinhedo. Site:http://mosteirosaobento.org.br/

Templo Kadampa – Cabreúva

Para quem quer meditar e descansar a mente, o templo Kadampa, em Cabreúva, é o lugar certo. Localizado a 34 km de Itupeva, o templo oferece várias atividades gratuitas, além de ser uma ótima oportunidade para quem quer fazer uma imersão na cultura budista. É um ponto turístico importante da região. Para quem deseja apenas conhecê-lo, o templo também recebe visitantes que chegam em grupos, mas é necessário fazer agendamento prévio. Informações podem ser solicitadas pelo email [email protected]. Quem busca descansar da rotina do dia a dia, é o local certo. Mas, atenção: os horários de visita são restritos – sábados e feriados, das 13h às 16h. Domingos, das 13h às 17h. Endereço: Av. Cláudio Giannini, 2035, Distrito do Jacaré, Cabreúva. Site:https://budismokadampa.org.br

Matriz de São Sebastião – Valinhos

A Igreja Matriz de São Sebastião, em Valinhos, é uma das igrejas mais bonitas do estado de São Paulo, e é cartão postal da cidade. Além de toda sua representação sagrada, tem muita importância na história da cidade, já que ela surgiu com a promessa para São Sebastião do então padre Francisco Manetta, com o objetivo de acabar com o surto de febre amarela que atingia a cidade no ano de 1889. Com o fim da doença, e com a ajuda de doações dos moradores, a igreja foi construída. Além da beleza de sua arquitetura interna e externa, a escadaria feita em pedra rosa, que dá entrada para a igreja, é uma das coisas que mais chamam atenção em sua beleza. Endereço: Rua Treze de Maio, Centro, Valinhos.