Guardas contam histórias para crianças

Enquanto algumas cidades no País enfrentam problemas graves na formação dos estudantes, em Jundiaí a Prefeitura tem investido pesado na formação da futura geração, com noções de respeito mútuo, qualidade de vida com atendimentos odontológico, visual e auditivo. Um dos trabalhos que passa praticamente anônimo é o da Ronda Escolar, da Guarda Municipal. Normalmente as pessoas lembram só quando precisam.

As equipes destacadas pela atual gestão não só fazem rondas – para combater a presença de pessoas más para as crianças no entorno das escolas -, como também participam das aulas e algumas atividades. Um dos exemplos é o da foto enviada ao “Jornal da Região” que mostra os guardas contando histórias para os pequenos alunos da EMEB Reynaldo Basile, no Jardim Tarumã.

Dá para ver na foto que, apesar de serem pequenos, todos ficam prestando atenção nos guardas. Ao final das histórias, as crianças querem abraçar a equipe e chamam os agentes de forma carinhosa como “tios”.

Proerd

Outro programa de sucesso no desenvolvimento das crianças e adolescentes é o Proerd, da Polícia Militar. Os policiais levam para os estudantes orientações de como dizer “Não” para as drogas e também a tomarem cuidados com pessoas que têm más intenções. O programa premiado mundialmente da PM forma anualmente milhares de alunos em ações preventivas.