Carnaval: Várzea Paulista contará com blocos e bonecões

O carnaval deste ano em Várzea Paulista promete cinco dias de festa aos foliões. De quinta-feira, 28 de fevereiro, à terça-feira, 5 de março, com apoio da Prefeitura aos diversos blocos que sairão às ruas do centro e nos bairros do município. Trata-se de um apoio da administração municipal, sem custos, ao Carnaval, que será realizado no município mais uma vez pelos blocos.

“Vai estar muito legal e diferente. Na região, é a única cidade que começa a folia na quinta-feira. Farão parte do desfile oito “bonecões de Olinda”, sendo escolhido ‘Zé Pereira’ como mascote oficial. Um personagem popular muito conhecido nos blocos carnavalescos. Estamos criando essa tradição do carnaval do município, pelo segundo ano incluindo os bonecões”, conta Jota Moreira, gestor executivo de Cultura.

A abertura do carnaval será no dia 28 se inicia às 14h. O cortejo sairá da Escola de Música da Prefeitura, a MUSICARTE (Rua Manoel Gonçalves, 200, Jd Primavera), com desfile dos bonecões e carro de som com o Bloco das Maritacas e Bloco Mexidão do Batuta (formado por alunos da escola) e o grupo da Terceira Idade, além de ser aberto a toda população. A folia segue até a Praça CEU (Centro de Artes E esportes Unificados. Rua João Póvoa s/nº, Jd do Lar).

A festa acontece nos demais dias em ações espontâneas dos blocos carnavalescos nos bairros do município com apoio da Prefeitura, a qual disponibiliza carro de som e banheiros químicos. Na sexta-feira (1), o Bloco da APAE tem início às 9h e sai da APAE com destino a Praça CEU. No dia seguinte (2), das 14h às 20h, o Bloco do Bin Laden se concentra na Quadra da CEMEB Erich Becker, no Cidade Nova II. No domingo (3), o Bloco da Margarida agita a Biquinha, no Jardim Satélite, das 15h às 18h. E na segunda-feira (4), das 15h às 20h, o Bloco “Nóis Tá de Olho” percorre a Vila Tupi.

“Começamos essa nova fase em carnaval de blocos há dois anos e esse trabalho só está crescendo. São diversos blocos com abadás que chegam para dar alegoria, volume e ilustrar a festa na cidade. Esse novo momento é muito importante, pois a essência do carnaval está aí: o povo brincando de carnaval”, continua Jota.

O último dia de folia a expectativa é de reunir aproximadamente mil participantes. O grande encontro de blocos acontece na terça-feira (5) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Das 14h às 20h haverá som mecânico, além da participação da Banda Mexidão do Batuta (formada por professores e alunos da Escola de Música da Prefeitura – MUSICARTE), Grupo de Zumba “INSPIREDANCE” e desfile dos blocos.

Processo artesanal
Dentro da Unidade Executiva de Cultura e Turismo há um trabalho para fazer com que os blocos participem das atividades carnavalescas, incluindo-os em oficinas nas quais os bonecões de Olinda são confeccionados. Com isso, o processo é todo artesanal, em que a escultura é feita com barro moldado e o processo de criação das características dos personagens é finalizado pelo artista. Posteriormente, entra em cena o processo de secagem e impermeabilização, para em seguida ser adicionado papel mache no revestimento do boneco. Treliças de ferro recicladas são utilizadas para dar formato ao corpo.

Programação
Dia 28/02 – Quinta-feira
A partir das 14h00
Abertura do Carnaval/2019, com desfile dos Bonecões, Bloco das Maritacas, Bloco Mexidão do Batuta, saindo da Escola de Música MUSICARTE (rua Manoel Gonçalves, 200, Jd Primavera) indo até a Praça CEU (Centro de Artes E esportes Unificados. Rua João Póvoa s/nº, Jd do Lar)

Blocos nos Bairros:
Dia 01/02, sexta-feira, a partir das 9h00
Bloco da APAE
Saindo da APAE indo até A Praça CEU

Dia 02/02, sábado, das 14h00 às 20h00
Bloco do Bin Laden
Quadra da CEMEB Erich Becker, Cidade Nova II

Dia 03/02, domingo, das 15h00 às 18h00
Bloco da Margarida
Biquinha, Jardim Satélite

Dia 04/02, segunda-feira, das 15h00 às 20h00
Bloco “Nóis Tá de Olho”
Vila Tupi

Dia 05/03 Grande encontro dos Blocos
Das 14h00 às 20h00
Local: CEU (Centro de Artes E esportes Unificados)
Das 14h00 às 15h00 – Som mecânico
Das 15h00 às 15h45 – Banda Mexidão do Batuta (Professores e alunos da MUSICARTE)
Das 15h45 às 16h15 – Grupo de Zumba “INSPIREDANCE”
Das 16h15 às 17h00 – Banda Mexidão do Batuta (Professores e alunos da MUSICARTE)
Das 17h00 às 17h30 – Grupo de Zumba “INSPIREDANCE”
Das 17h30 às 19h00 – Desfile dos Blocos
Das 19h00 às 20h00 – Som mecânico