Guarda responsável de animais é tema de palestra nas escolares de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva através da secretaria de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana e da secretaria de Educação e Cultura iniciaram nesta segunda-feira o projeto Educação Ambiental com o tema ‘Guarda Responsável de Animais’. O projeto que teve início na Emef “José Patrignani” e na Emefei “Abilio Betelli” se estenderá por todas as escolas da rede municipal.

“A ideia é de que as crianças do ensino fundamental se sensibilizem e disseminem a informação, bem como cobre atitudes responsáveis de seus familiares e vizinhos”, comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

O programa tem como objetivo a diminuição do número de abandono, casos de maus tratos e o aumento das adoções conscientes de cães e gatos. A palestra leva em média 20 minutos e interage com as crianças através de conversação e brincadeiras.

“Buscamos mostrar para as crianças através de conversas, debates e brincadeiras a importância do bem estar animal, mostrando como cuidar de seus bichos de estimação sem maus tratá-los e principalmente que eles levem adiante o assunto de abandono de animais”, falou a palestrante Daniela Rosa, suplente da subsecretaria estadual de Defesa dos Animais.

No primeiro dia, mais de 80 crianças acompanharam as palestras. “A partir deste momento as crianças vão levar essas informações para os adultos, acredito que esse seja um passo importante para a conscientização de um problema não só dessa cidade, mas de todo país”, falou Maraísa de Carvalho Silva, diretora das duas escolas.

No final da palestra cada criança ganhou um gibi da Turma da Mônica, com a história ‘Cuide bem do seu Animal’.