Após 10 anos de promessas começam obras da UBS do Jardim do Lago

Até o final do ano os moradores da região do Jardim do Lago, referenciados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, passarão a contar com a Nova UBS, espaço para o atendimento moderno e acessível, com serviços de excelência para a população com os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardiões da Saúde’.

A construção está sendo feita a partir de contrapartida de empreendimento imobiliário, com valor estimado em R$ 1,5 milhão. Além das comodidades estruturais do ambiente – que contará com vaga para ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – o conceito de Estratégia de Saúde da Família (ESF) será implantado no equipamento com aumento de 25% no atendimento médico e inclusão do atendimento odontológico.

“Está é uma demanda antiga dos moradores do Jardim do Lago. Com a priorização da Saúde e da Educação como os pilares principais do nosso governo, conseguimos destinar verba de contrapartida de empreendimento imobiliário para atender aos pedidos, que têm mais de 10 anos. O conceito de Estratégia de Saúde da Família, com acolhimento e humanização, será implantado, juntamente com o atendimento odontológico, que não é realizado no prédio atual. Com organização e planejamento estamos conseguindo avançar e oferecer serviços de qualidade para a população”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a Nova UBS Jardim do Lago contará 495 metros de cobertura para a Nova UBS e 38 metros para a cobertura de viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). O prédio novo contará com cinco consultórios, além de outros dois para odontologia, salas de vacina, de procedimentos, para agentes comunitários de saúde, estoque, esterilização, expurgo e recepção acessível e demais espaços necessários para a administração do equipamento.

“O equipamento contará com três equipes ESFs – formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e agentes comunitários de saúde designados para o atendimento de toda região coberta pela UBS –e ampliará a oferta de atendimento para a população em 25%, além de agregar os serviços odontológicos, que hoje demandam deslocamento da população. A Nova UBS Jardim do Lago prestará serviços de excelência para a população com os programas Guardião da Saúde e Posso Ajudar”, detalha o gestor.

O novo prédio é construído na rua Leonita Faber Ladeira e terá mais que o dobro do tamanho da atual (que fica na Rua Filomena Ricci, 89). Atualmente existem 15 mil usuários cadastrados no serviço – sendo 7,8 mil ativos.