Adolescente quebra janela de emergência de ônibus

Leitora do “Jornal da Região” enviou foto de passageiro segurando a janela de ônibus da empresa Três Irmãos, na linha do Jardim São Camilo, em Jundiaí. O motivo: um adolescente puxou a alavanca de emergência e o vidro se soltou. O menor foi flagrado em câmera de monitoramento cometendo o ato. Mas não foi identificado.

O motorista tinha como opção deixar todos os passageiros no ponto, até a substituição por outro veículo (com os trabalhadores perdendo hora do serviço) ou seguir viagem com alguém segurando a janela. A segunda opção foi a que todos concordaram ser mais fácil.

De acordo com dados da Transurb, no ano passado foram pelo menos 300 vidros dos ônibus em Jundiaí quebrados em atos de vandalismo. Houve aumento de 40% nos ataques aos ônibus na cidade.

No caso do carro em que a leitora tirou foto do passageiro segurando a janela, o veículo ficará dois dias parado na garagem, até a substituição por outra janela nova. Quem vai pagar a conta do prejuízo são todos os passageiros do sistema de transporte público, já que na tarifa são embutidas as peças de reposição.

Quem souber quem comete ato de vandalismo pode denunciar no telefone 153 da Guarda Municipal. A Transurb quer estimular o ato de cidadania, com denúncias à Polícia.

O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí, Luiz Carlos Duarte, diz que vandalismo é dano e, dano dá pena de seis meses a 3 anos de reclusão.