Itupeva usa novo equipamento para fiscalização da ‘Lei do Silêncio’

A Prefeitura de Itupeva através da Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu um novo equipamento (Decibelímetro) para a fiscalização da Lei Municipal nº 2136 (Lei do Silêncio), no qual dispõe sobre o controle de ruídos, sons e vibrações no município.
Nesta segunda-feira (21), no auditório da Guarda Civil Municipal, a corporação de Itupeva iniciou os treinamentos para a utilização do novo equipamento. Dividido em três turmas, os GCMs também tiveram instruções e esclarecimentos da lei.

O curso ministrado por Fábio Frajoti e pelo subinspetor Mário, teve a duração de 4 horas e terá a continuidade nesta terça (22) e quarta-feira (23).

“Através deste curso, os GCMs tiveram a oportunidade de conhecer e se habituar ao instrumento, este será o aparelho que eles utilizarão no momento da abordagem, por isso a importância deste curso”, falou Fábio Frajoti, analista de controle de qualidade.

Decibelímetro
O decibelímetro é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade, do som, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada.

As informações e esclarecimentos sobre a lei ficaram por conta subinspetor Mário.”Após esse curso, a GCM estará à disposição da população, recebemos diversas reclamações de perturbações de sossego através do telefone 153, chegando à média de 5 reclamações por plantão nos finais de semana”, comentou o subinspetor.

“Também quero ressaltar que a perturbação do sossego serve para qualquer horário do dia, existe uma informação errada que somente depois das 22 horas o município precisa ficar em silêncio, na verdade o que existe, é uma tabela onde cada período tem um limite de ruídos, sons e vibrações”, completou.

A GCM irá começar a utilizar o decibelímetro no município, a partir desta quinta-feira (24), quem quiser fazer uma denúncia pode ligar diretamente na Guarda Civil Municipal, no telefone 153.