Jovens criam time de futebol feminino em Jundiaí

A criação de um time de futebol feminino em Jundiaí ocorreu a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna de Jornalismo Rayra Okumura, da Unifaccamp. O projeto começou quando o tema do trabalho “O país do futebol visto por outro olhar: como as mulheres são inseridas no universo futebolístico” demandou a procura por times de “pelada” feminina em Jundiaí. Nesta busca, a estudante descobriu que só existia uma equipe no município e, desde então, começou a idealizar seu próprio time.

O projeto teve início em abril de 2018, junto com o TCC, que Rayra desenvolveu sozinha, apenas com a orientação de professores do Centro Universitário Campo Limpo Paulista. A aluna sempre gostou de futebol e questionou durante todo trabalho o porquê de as mulheres não serem tão inseridas na modalidade como os homens, ocupando espaços até então exclusivos destes, como jogadoras, jornalistas, torcedoras, técnicas ou narradoras.

Era um experimento para saber se não existiam times por falta de interesse das mulheres ou por falta de opção. A estudante fazia o convite para as amigas jogarem e anunciava nas redes sociais. Até que um dia o jogo foi marcado e o time ‘Jogamigas’ surgiu: “Em uma quarta-feira à noite fizemos o Treinão de Férias e nesse dia apareceram 25 meninas. ”
As garotas frequentam os jogos por diversos motivos, como praticar exercício físico, se divertir jogando bola e algumas até mesmo por acharam no time um lugar de apoio para o sonho de se tornarem jogadoras. O Jogamigas tem treinos abertos às quintas-feiras, às 19 horas, no CECE Romão de Souza, na Rua Luís Benachio, em frente ao Terminal Colônia, em Jundiaí.

Durante o ano passado, o time cresceu e, para organizar tudo, a idealizadora Rayra usa o Instagram @jogamigas_fc e um grupo no WhatsApp para anunciar as partidas. Para fazer parte dessa equipe basta preencher um formulário com seus dados, posição preferida e outras informações no endereço https://www.instagram.com/jogamigas e aguardar a confirmação de uma das organizadoras.

Além das “peladas”, surgiu a oportunidade de as garotas participarem de jogos amistosos contra equipes amadores da região. Por isso, houve a necessidade de treinos para competição, o que deve obrigar o time a realizar mais atividades durante a semana: “Agora em janeiro vamos fazer um ‘peneirão’, um treino aberto para descobrir novos talentos. ”
Rayra é organizadora do projeto, mas busca garotas para ajudarem nos jogos e também na captação de patrocinadores e treinadores que possam colaborar com as atividades: “Pretendemos firmar o nosso time feminino como oficial da cidade, patenteando e levando o nome do Jogamigas e do futebol feminino de Jundiaí para frente”.