Ação conjunta fiscaliza acesso a cachoeiras da Serra do Japi

Dezenas de veículos foram notificadas pelos Agentes de Trânsito no último final de semana dentro do Território de Gestão da Serra do Japi. A ação faz parte do trabalho em conjunto com a Guarda Municipal de Jundiaí no combate à invasores nas cachoeiras da Serra do Japi.

De acordo com o inspetor Paulo Vicente Soares, responsável pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí, nos finais de semana centenas de pessoas tentam entrar na Reserva Biológica com a intenção de frequentar a cachoeira de Morangaba. No último domingo (13), cerca de 20 veículos entre carros e motos foram notificados e orientados a não ultrapassarem o limite da área de visitação.

“Temos um decreto de 2001 (nº 18.179) onde diz que a entrada em áreas das cachoeiras da Serra é proibida. Existe ainda uma determinação judicial impedindo a entrada sem o prévio acompanhamento de monitores. A Prefeitura desapropriou toda a área, portanto é tudo patrimônio da cidade”, explica Soares.

Outras dezenas de pessoas tiveram que voltar com seus veículos e percorrer outras áreas permitidas da Serra. Ainda segundo Soares, as ações neste sentido serão realizadas aos finais de semana.