Ladrões invadem prédios de empresas

Leitores do “Jornal da Região” enviaram reclamações sobre a invasão de “saqueadores” nos imóveis da antiga Ideal Standard, no bairro da Colônia e no da Duratex, na Ponte São João. São viciados ou quem vai para fazer furto de fios, latas ou cobres.

O leitor Valdemar Matano enviou foto do prédio da Ideal Standard, que chegou a desabar depois de um incêndio. No local até seguranças que deveriam tomar conta foram presos pela Polícia Militar porque estavam revendendo os materiais que eles mesmos estavam furtando. Os vizinhos estão preocupados.

O leitor Maurílio Riccetto disse que é um perigo para mulheres e crianças passar na região da Ideal Standard, porque alguém pode abordar e levar para o local para estupro.

O mesmo ocorre com outro prédio do mesmo grupo, o imóvel da antiga Duratex, no bairro da Ponte São João.

A Prefeitura de Jundiaí determinou à Guarda Municipal que faça acompanhamento das invasões a esses prédios e notificou a empresa para adotar medidas de segurança.

Já a empresa enviou nota ao “Jornal da Região” de que está adotando medidas e vem sendo vítima desses ladrões.

Resposta da Prefeitura

A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) informa que monitora periodicamente as condições de limpeza de imóveis particulares, como é o caso do prédio em questão, notificando os proprietários quando é constatado que o local está em más condições de conservação. Quando ocorre a notificação, o proprietário tem prazo de 7 dias para realizar a manutenção.

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) informa ainda que não havia recebido solicitações para averiguação no local e que, na manhã de terça-feira (08), a equipe de abordagem social fez ali sua primeira vistoria. No local foram constadas as presenças de usuários de substancias psicoativas e indícios de furtos de fios, ferros e demais materiais, o que coloca em risco a presença de pessoas.

Não há evidências de uso para fins residenciais no local, que passa a fazer parte das rotinas de visitas da abordagem social para os devidos encaminhamentos.

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) informa que realiza diuturnamente o patrulhamento comunitário nos vários bairros da cidade (também nos finais de semana e feriados) – inclusive na grande região onde se instala a empresa. Sempre no intuito de atender às necessidades imediatas da comunidade que busca orientação; Neste sentido, reforça que ao se desconfiar de alguma atitude suspeita ou ato delituoso deve-se entrar em contato de imediato com a Guarda Municipal de Jundiaí pelo 153 – Disque Emergência – a ligação é gratuita; ou 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT). Também pelo Aplicativo Jundiaí – Segurança e Proteção do Cidadão, disponível para os sistemas Android e IOS – nos smartphones. A viatura mais próxima ao local dos fatos tomará as providências necessárias para a solução do chamado.

Resposta da Duratex

A Duratex informa que também vem sendo impactada com as recorrentes invasões no referido terreno, em Jundiaí.

A empresa está trabalhando para reforçar a segurança e continua a realizar de forma periódica a limpeza da área.