Piscinão do Tulipas funcionou durante as chuvas

A dona de casa Vanessa Silva mora na avenida Antonio Frederico Ozanam, no Jardim Tulipas, há sete anos. Ela e marido Flávio André da Silva contam que, pela primeira vez nesse intervalo de tempo não enfrentaram problemas após dias de chuvas fortes, como os últimos registrados em Jundiaí. “Já tive um carro inteiramente coberto de água dentro da minha garagem. Os prejuízos por conta das enchentes eram constantes aqui no bairro. Este ano não tivemos problema algum. A obra aqui em frente de casa resolveu o problema”, conta.

Michele aprovou a obra da Prefeitura e diz que funcionou

 

Vizinha do casal, a auxiliar de logística Michelle Amaral conta uma história semelhante. “Na chuva de terça-feira eu vi que tinha água no piscinão. Pelo jeito funcionou mesmo, porque antes essa água costumava invadir as ruas e as casas”, diz.

A obra a que as moradoras se referem é o “polder” (uma espécie de piscinão) construído pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos. Após o primeiro teste – choveu 265 mm nos oito primeiros dias de janeiro, quantidade esperada para 20 dias – o resultado é positivo. “O investimento cumpriu o seu papel de evitar enchentes na parte baixa do bairro, um problema antigo. Eu acompanhei de perto nos dois dias de chuva forte e vi que a válvula que controla o fluxo de água do piscinão para o rio funcionou perfeitamente”, comenta o gestor Adilson Rosa.

Além do polder, que tem capacidade para 7 milhões de litros de água e 200 metros de extensão, a prefeitura implantou novas galerias e realizou um recapeamento nas avenidas Adelino Martins e Antonio Frederico Ozanam. Atualmente, a UGISP realiza a dragagem do rio. Ao todo, os investimentos somam R$ 2,4 milhões.

De acordo com a UGISP, as obras foram realizadas levando-se em conta uma média histórica de chuvas de cem anos. “A não ser que tenhamos um volume de água muito acima do normal, a chance de novas enchentes é baixa”, completa Adilson.

Vanessa e Flávio também gostaram do serviço realizado