Hospital da Criança Grendacc realiza primeira cirurgia para retirada de tumor cerebral

O Hospital da Criança Grendacc realizou no final do ano a primeira cirurgia para retirada de tumor cerebral. O paciente, de cinco anos, é morador de Jundiaí e recebeu alta no último dia 23 de dezembro, sem intercorrências significativas e com ótima evolução, podendo passar o Natal em casa, ao lado da família.

“Mais do que a obrigatoriedade que a habilitação que o UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) nos impõe, existia ainda mais o compromisso de, como hospital oncológico que procura realizar da melhor maneira possível a assistência de todos os pacientes e seus responsáveis que aqui procuram por um tratamento de excelência, que este primeiro procedimento neurocirúrgico, de altíssima complexidade, transcorresse 100% sem intercorrências. E assim, graças a Deus, tudo ocorreu”, explicou o coordenador médico e oncologista pediátrico do Hospital da Criança Grendacc, Dr. Marcelo Rizzatti.

De acordo com o médico, a terapêutica complementar à neurocirurgia será definida com a liberação do diagnóstico anatomopatológico, que norteará o restante do tratamento com o provável uso de quimioterapia e até mesmo radioterapia. “Independentemente do que virá a ser realizado quanto ao restante do tratamento, o sucesso da neurocirurgia sem sequelas no pós-operatório imediato já foi de extrema importância para o paciente”, reforça Rizzatti.

Vale a pena considerar que antes da certificação do Grendacc como hospital de referência SUS para o tratamento oncológico pediátrico, os pacientes com este tipo de tumor infantil – que é o segundo tumor mais frequente na infância após as leucemias, eram transferidos, em sua grande maioria, para outros centros oncológicos do país, como Campinas ou São Paulo.

“Assim, graças ao esforço e atuação conjunta de todos das equipes assistencial e administrativa do Grendacc, foi possível realizar a cirurgia aqui mesmo, no Hospital da Criança. Essas e outras situações, consideradas de altíssimo custo e complexidade, têm ocorrido na rotina no Grendacc, assim como em qualquer outro hospital oncológico. Mas é justamente pelo extremo comprometimento e seriedade que toda a gestão do Grendacc vem desenvolvendo para a resolutividade destes e outros desafios, que a instituição se consolida cada vez mais como referência no tratamento do câncer e conquista credibilidade junto à região que tanto nos apoia”, encerra Marcelo.

O Hospital da Criança Grendacc fica na avenida Olívio Boa, 99, Parque da Represa, em Jundiaí. Nele são atendidos crianças e adolescentes com câncer e outras patologias, moradores de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Louveira, Jarinu e Cabreúva. O tratamento é gratuito. Interessados em colaborar podem ligar para (11) 4815-8440.

O site para mais informações é www.grendacc.org.br e as doações podem ser feitas por meio de depósito bancário no Santander, agência 0576, conta corrente 13.004507-8.