Artesãos da Casa da Fonte participam de exposição no Solar do Barão

Os alunos dos cursos de biscuit, criatividade, iniciação a desenho, crochê, tricô, bordado, tapeçaria e bijuteria da Casa da Fonte, associação socioeducacional sem fins lucrativos patrocinada pela Cia Saneamento de Jundiaí (CSJ), colocarão suas peças de artesanato e artes em exposição nesta quinta-feira (20), das 10h às 18h, no auditório do Museu Solar do Barão.

Com apoio da Prefeitura, do Setor de Cultura e do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, produtos como bijuterias, bordados, crochê, tricô e tapeçaria, todos produzidos pelos alunos, farão parte da exposição e estarão disponíveis para compra, com toda a renda revertida aos artesãos.

Já as crianças de 6 a 15 anos do curso de Artes e Criatividade exibirão seus trabalhos artísticos desenvolvidos ao longo do ano. As referências ao artista Inos Corradin, personalidade estudada ao longo do ano pelos alunos, estarão evidenciadas nas obras, como os equilibristas mirins em técnica de colagem. Além de minicirco em dobradura, pintura em lápis de cor com o tema “Lugar de bicho é fora do circo” e palhaço em duas dimensões.

A coordenadora da Casa da Fonte, Cristina Castilho, garante que a exposição é uma oportunidade para que os alunos sejam vistos. “Eles se sentem valorizados, é um reconhecimento da sua arte, do seu aprendizado que transforma suas vidas e mostra que eles podem ir além do bairro onde vivem no Jardim Novo Horizonte.”

De acordo com Cristina, não vão faltar opções. “São produtos lindos para presentear ou decorar a casa, ótimas sugestões para quem ainda tem dúvida do que dar no Natal”. E a coordenadora ainda faz um convite: “Nossos alunos se esforçam para produzir coisas bonitas e diferenciadas. Toda venda é revertida para eles. Vale a pena conferir os trabalhos feitos com muito amor e dedicação”.

Cantinho dos convidados
Alguns artesãos foram convidados para participar da exposição, como é o caso de Sérgio Alexandre da Silva, que recebeu o convite da coordenadora Cristina Castilho. Pai da aluna Sâmia da Silva, que faz capoeira e aulas de matemática na Casa da Fonte, ele teve seu trabalho em telhas reconhecido inclusive pelo artista Inos Corradin. Em conjunto com a esposa Mônica Pereira da Silva, estará com peças decorativas para venda no Solar do Barão.

Festival Fonte de Artes e Artesanatos
Auditório do Museu Solar do Barão
20/12, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Casa da Fonte
A Casa da Fonte, associação socioeducacional sem fins lucrativos patrocinada pela Cia Saneamento de Jundiaí e recebe diariamente crianças e adolescentes no contraturno escolar com atividades diferenciadas e a ampliação de horizontes. Jovens e adultos também são assistidos em cursos semiprofissionalizantes e de geração de renda, que visam a ampliação do orçamento doméstico.

As escolas Cleo Nogueira Barbosa, Ivo de Bona, Dom Joaquim Justino Carreira e Alessandra Cristina Rodrigues Pezzato e o CECE José De Marchi, com um total de 4.674 alunos, são apoiados pela Casa da Fonte.