App da Prefeitura ajuda a denunciar maus tratos contra animais

Entre as mais de 120 funções do Aplicativo da Prefeitura que facilitam o acesso da população aos serviços municipais, está o menu que permite o registro de denúncias de maus tratos contra animais, com garantia de anonimato para o denunciante. A ferramenta permite o envio de fotos e da localização exata da ocorrência para o Departamento do Bem-Estar Animal (Debea).

Feita a denúncia, um técnico é direcionado até o local para verificar o caso. A partir daí, na possibilidade de configuração de maus tratos, o responsável é notificado a tomar providências, para que uma nova verificação técnica seja feita posteriormente. Em situações comprovadas, os profissionais acionam as autoridades policiais para que o responsável responda criminalmente por maus tratos.

A diretora do Debea, Alessandra Benetti, ressaltou a importância da função no aplicativo para agilizar o processo de encaminhamento das solicitações e também aumentar a cobertura e o tempo de ação dos funcionários “ O aplicativo é muito importante para que a denuncia seja feita de forma consciente, evitando os trotes ou falsas acusações. Assim, conseguiremos focar nossa atenção em casos reais e isso acarretará na diminuição dos números de casos na cidade”, afirmou.

De acordo com o departamento, de janeiro a novembro deste ano foram registradas 319 denúncias. Os registros também pode ser feitos pelo telefone 156.

Sobre o App
Lançado em 2017, o Aplicativo da prefeitura tem como objetivo aproximar dos serviços públicos e reafirmar o compromisso da gestão municipal em modernizar as formas de interação com os moradores. O download é gratuito e está disponível na Apple Store e Play Store. Após a instalação é necessário realizar um cadastro simples para acessar as funções. A seção para relatar maus tratos fica no ícone Desenvolvimento Sustentável.