GMJ forma agentes de outras cidades para atuar com cães

A cooperação técnica para o aperfeiçoamento profissional e a integração marcaram a realização e o encerramento do Curso de Cinotecnia (emprego do cão de trabalho na função policial) promovido pela Especializada Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), no Paço Municipal. A proposta aconteceu do dia 19 de novembro a 14 de dezembro, e teve 28 participantes, dentre eles os representantes da Polícia Militar de Rondônia e agentes de Embu das Artes, Franco da Rocha, Goiânia, Itatiba, Itupeva, Jundiaí e Porto Feliz

“O pioneirismo de Jundiaí ao enfrentar novos desafios caracteriza a Guarda Municipal de Jundiaí: a grande responsabilidade na capacitação de agentes, principalmente de outros Estados. Uma atuação competente, séria, comprometida, muita competência: definitivamente, os Anjos da Guarda que diariamente zelam pelo nosso bem-estar”, manifestou o vice-prefeito Antonio de Pádua Pacheco. Também participaram do evento o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); o inspetor Benedito Marcos Moreno (comandante da instituição); o inspetor Alceu Marestoni (chefe do setor especializado da GMJ); e o delegado Victor Hugo Ehmke Pizzolatti, docente durante o Curso.

Titular da Unidade de Segurança Pública ressaltou os avanços conquistados pelas Guardas Municipais.“A atuação torna-se cada vez mais gradativa e efetiva graças à municipalização das instituições que já acontece em muitas regiões, uma realidade irreversível que fortalece, inclusive, as atividades integradas entre as demais forças de segurança, como acontece em Jundiaí com resultados significativos que acontecem, sem dúvida alguma, a partir da capacitação e o aperfeiçoamento constantes: um dos mais importantes compromissos da Administração Luiz Fernando Machado.”

Empenhado em mais esta proposta, o GM Pupo declarou: “o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí , em seus 14 anos de criação, trilha uma história sempre pronta para encarar desafios. Grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros:se quisermos chegar onde ninguém chega, é preciso que façamos o que ninguém faz. O desafio foi cumprido graças ao compromisso e a seriedade de toda equipe Canil Jundiaí – Família Azul Marinho.”

As aulas foram ministradas pelos agentes de segurança pública que integram o corpo docente do Canil, supervisionados pelo responsável pela coordenação de adestramento, o GM Orlando João Pupo, com os agentes Juliana Martins, Silvio Francisco Martins e Sérgio Menezes, também os docentes Gildomar Nascimento dos Santos Jr. e Júlio César de Oliveira; o médico veterinário do Canil, o dr. Clóvis Arnaldo Sproesser Filho e demais profissionais convidados.