JUNDIAÍ

Leitores alertam para golpes por telefone

Vários leitores do JR estão enviando mensagens sobre tentativas de golpes por telefone.

“Nessa época do ano em que as pessoas recebem o 13º, ou estão mais solidárias, há quem caia nos golpes e perca valores que lutaram para conquistar”, diz o leitor Matheus Vinícius.

Ele recebeu uma ligação em sua casa de uma pessoa se passando por seu filho. “O famoso golpe do falso-sequestro. Mas como não tenho filhos, não cai. Uns dias depois, minha sogra recebeu a mesma ligação e só não transferiu uma quantia para os bandidos porque eu e minha esposa chegamos na casa dela quando ela se preparava para ir ao banco, desesperada”, contou.

Já o leitor Tiago, alerta para o golpe do falso prêmio.”Acabaram de me ligar falando que era o Gerente de promoções da Vivo, e que eu havia sido contemplada em um sorteio de uma promoção de acúmulo de pontos. A pessoa conversa bem, utiliza todos os artifícios para convencer, inclusive deixa claro que não será solicitado seus dados pessoais e nem conta bancária. Enfim, após isso ela fala que para adquirir os prêmios (R$ 20 mil e smartphone Galaxy S9), ela precisa da liberação de um código que é enviado por SMS no seu telefone. Mas essa mensagem dá acesso às suas informações para os bandidos. Liguei na Vivo e foi confirmado que esta promoção não existe, a pessoa está tentando ter acesso aos seus dados através do aplicativo.”