Vazamento de gás faz moradores evacuarem casas

Os soldados do Corpo de Bombeiros determinaram que os moradores da rua Coronel Boaventura Pereira Neto, no bairro da Ponte São João, deixassem suas casas na manhã desta quinta-feira (08), depois de mais um vazamento de gás da rede da Comgás.

O leitor do “Jornal da Região”, Matheus Henrique, enviou vídeo dos bombeiros ajudando uma moradora a deixar a sua casa. Ela foi atendida pela equipe de Unidade de Resgate.

No local havia obras da DAE e uma máquina rompeu a rede da Comgás.

A área foi isolada atrás do supermercado Vencedor da Ponte São João. Motoristas devem evitar a região.

Há uma semana uma casa explodiu na Vila Progresso, em Jundiaí, por causa do rompimento de uma rede da Comgás para passagem de fibra ótica. Um homem morreu.

Ação dos bombeiros

O comandante do Corpo de Bombeiros em Jundiaí, o tenente-coronel, Eli José Tavares, informa que a situação está sob controle. Equipes do Auto-Bomba foram para o local e da Unidade de Resgate socorreram uma mulher que sofreu intoxicação com o gás.

A área foi isolada e os técnicos da Comgás acionados para manutenção da rede. Os moradores serão liberados conforme os serviços forem concluídos.

O comandante disse que vai preparar um material informativo para a população e para as companhias que realizam serviços próximos das redes de gás, para prevenir acidentes.

Segundo o comandante Eli, as equipes estão de prontidão no local do vazamento.

Resposta da DAE

A DAE Jundiaí informa que, na manhã desta quinta-feira (8), durante reparo na rede de esgoto na rua Boaventura Pereira Neto, na Ponte São João, uma rede de gás foi atingida.
O incidente ocorreu por volta de 9h30. A Comgás havia sido avisada, por meio do protocolo nº 29226647, sobre a realização do serviço a partir das 8 horas de hoje. Entretanto, até as 9h30, os técnicos da empresa não haviam comparecido e a equipe de Manutenção de Esgoto deu início ao trabalho.
Assim que a tubulação foi atingida, por volta de 9h40, a equipe da DAE avisou a Comgás, para solicitar o fechamento da rede, e o Corpo de Bombeiros, que isolou a área e fez a evacuação dos imóveis do entorno. Às 10h45, a Comgás fechou a rede.
A DAE Jundiaí informa que a equipe permanece no local, dando todo o suporte. Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com a empresa pelo 0800 133 155.

Resposta da Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo – Comgás informa que recebeu às 9h33 desta quinta-feira (08/11) um chamado sobre um dano em sua rede de gás natural na Rua Boaventura Neto – Ponte São João, em Jundiaí. A equipe técnica da Comgás chegou ao local às 9h50 adotou todas as medidas de segurança e eliminou o vazamento às 10h42. O dano foi causado por uma retroescavadeira da concessionária local de água e esgoto.

Informamos que as informações cadastrais sobre a nossa rede são consistentes com a tubulação encontrada no local e reiteramos a necessidade de acompanhamento técnico de obras desta natureza por técnico contratado pela Comgás. A companhia ressalta que, para qualquer tipo de intervenção no solo, é importante que as empresas de engenharia e demais prestadores de serviço consultem a concessionária de distribuição de gás natural antes da realização das obras. A Comgás lembra ainda que sua rede de gás natural é 100% georreferenciada e para evitar esse tipo de ocorrência disponibiliza em seu portal o sistema “Nossa Rede”. Nele qualquer pessoa ou empresa pode consultar previamente a localização da tubulação de gás antes de realizar uma intervenção no solo. O programa tem como objetivo incentivar as empresas responsáveis, uma vez cientes da existência de tubulação, a solicitar as informações necessárias como plantas e croquis da rede, bem como o acompanhamento técnico que a Comgás disponibiliza 24 horas por dia, 7 dias por semana.