Escolas Inovadoras passam por avaliação

Mais avanços e conquistas marcaram a manhã deste sábado (20) para crianças e professores de escolas que já integram o Programa Escola Inovadora – uma iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE), lançada em março deste ano, e que tem como eixos a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos.

Neste sentido, o prefeito Luiz Fernando Machado esteve na Emeb Profª Cléo Nogueira Barbosa, no Parque Almerinda Chaves – Vetor Oeste, acompanhado pela titular da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques e a diretora da escola, Lucinéia de Souza Rodrigues, para conferir os trabalhos de pintura realizados nas instalações; acompanhou as apresentações de dança com a participação das crianças, visitou as salas diferenciadas, conferiu demais reformas. Também estiveram presentes: os vereadores Gustavo Martinelli (presidente da Câmara Municipal de Jundiaí); Edicarlos Vieira e Romildo Antonio da Silva; além de gestores das demais pastas.

“A Emeb Cléo Nogueira Barbosa ganha pintura nova – incluindo os brinquedos do parque; colocação de alambrado e instalação de um portão de acesso; também foram feitas adequações de sanitários. Uma de nossas grandes prioridades é investir no Vetor Oeste que cresce em ritmo acelerado: entregaremos em breve aquela que será a maior Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Estado de São Paulo e a Clínica da Família. Os vereadores aqui presentes, representantes da comunidade desta região, são de fundamental importância para que possamos concluir as obras definidas por este governo. No que diz respeito à educação das nossas crianças, elas estão sob a nossa responsabilidade para a formação de excelência, um ensino de qualidade que faz toda a diferença.”

Complementando, já estão concluídas oito Escolas Inovadoras: Waldemir Savoy (Tulipas), Duílio Maziero (Bairro da Toca), Cesarina Fortarel Gonçalves Dias (Vila Jundiainópolis), Marcos Gasparian (Centro), João Batista Toledo (Tamoio), Antonino Messina (Jardim Bonfiglioli), Naman Tayar (Jardim Ângela), Vasco Antonio Venchiarutti (Caxambu). Mais oito em andamento: Oscar Augusto Guelli (Roseira), José Schiamarelli Sobrinho (Champirra), Reynaldo de Montalvão Basile (Jardim Tarumã), Aparecida Merino Elias (Medeiros), Florida Mestag (Parque São Luiz), Cleonice Adolpho de Faria (Jardim Guanabara) e Américo Mendes (Bairro dos Fernandes).

Satisfação pelo ensino de qualidade

Ana Clara (5) estuda na Emeb e trouxe os papais Telma e Ialdo – moradores no Residencial Jundiaí – para conhecer a escola. “Estamos satisfeitos com os bons resultados de aprendizado que a nossa filha está alcançando: a cada dia ela nos surpreende com a sua evolução. O trabalho realizado pelos professores é muito bom.”

Helenice Ferreira dos Santos mora no Parque Almerinda Chaves e é mãe da Maria Alice (6). Ela conta que a escola melhorou muito, está agradável, bonita, bem organizada. “Dá gosto de ver a minha filha estudando aqui. A Prefeitura está de parabéns: o ensino é de qualidade.”   

Na EMEB Profª Anna Pontes Chagas

A gestora de Educação também esteve na Emeb Profª Anna Pontes Chagas, no Jardim América, para conferir todo o processo de revitalização na unidade que passou por atualização dos seus espaços, incluindo pintura, jardinagem, dentre outros itens que possibilitam o bem-estar das crianças. Recepcionados pela diretora Raquel Toledo Munhoz Amaro e a equipe de professoras, os pais marcaram presença, conferindo o ambiente escolar, as mudanças já promovidas, a exposição de trabalhos das crianças, e também puderam participar de um bate-papo com a psicóloga Fernanda Visnardi sobre a importância do diálogo para a definição de limites.

“ É pelas crianças que trabalhamos todos os dias em nossas Emebs: parabenizamos a todos os pais que apostam nesta iniciativa, compromisso seguido com muita seriedade por nossa Unidade de Gestão para melhorar a ambiência escolar. Esta Emeb era linda: hoje está lindíssima, muito bem cuidada e organizada em cada espaço. A capacitação permanente dos professores contribui significativamente para que bons resultados sejam alcançados: em 2019 a Escola Inovadora ganha força total. Isso porque a Geração Z da qual as nossas crianças hoje fazem parte já nascem conectados, são curiosos, questionadores. É preciso muito diálogo e presença, estabelecer relações de afeto e pertencimento ao ambiente escolar. A educação é a melhor das heranças que podemos deixar às futuras gerações”, destacou Vastí.

 

Acompanhado dos papais Schelly e Edmilson Bogajo, moradores no Recanto IV Centenário, o garoto Arthur (5) era só alegria numa das salas de recreação. “A recepção que a escola oferece abre muitas possibilidades para o convívio e aprendizado de nossas crianças. O método de ensino é muito atualizado, realmente inovador e interessante. O trabalho realizado pelas professoras merece todo elogio”, comentou a mamãe.

Orestes Romano é professor aposentado e acompanha o netinho Francisco (5) que estuda na Emeb. “Achei o bate-papo com a psicóloga muito interessante e necessário, sobre a colocação de limites para a educação das crianças. Educação é disciplina, e disciplina é tudo. Como bem declarou Dom Hélder Câmara: O não que tu me diz, me constrói. A Escola Inovadora cumpre a sua proposta com muita qualidade, profissionalismo e seriedade.”