Banco de Leite ganha novo espaço em Jundiaí

O Banco de Leite Humano de Jundiaí ganhou novo espaço e ampliou a capacidade de atendimento em 33%. Com a nova estrutura, adequada para a pasteurização de até 200 litros de leite por mês, o serviço é qualificado para o atendimento às mães e aos bebês.
“A estrutura montada neste novo endereço é eficiente e adequada para o atendimento às mulheres que acabaram de ter o filho. A acessibilidade para a sala de atendimento é um ganho em relação ao endereço anterior. A qualificação em todos os serviços de saúde é resultado de investimentos planejados, priorizados e com eficiência nos gastos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, logo após participar da solenidade de comemoração de 15 anos do Hospital Universitário de Jundiaí.
“Com o novo espaço teremos a capacidade de ampliar o processamento. Com a estrutura anterior, que era menor, conseguimos chegar a 150 litros/mês em períodos de grande número de doações. Agora, a meta é conseguir aumentar o número de doadoras e alcançar os 200 litros por mês. Desta forma garantimos o atendimento de todas as solicitações”, ressalta a coordenadora, lembrando que o novo espaço – localizado na rua Ragusa, 54, Jardim Messina, atende aos requisitos técnicos exigidos da RDC171 – norma que regulamenta os Bancos de Leite.
O investimento de R$ 70 mil foi feito pelo Hospital Universitário (HU) e Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). De acordo com a coordenadora do espaço, Marcela Bionti de Carvalho, desde a inauguração do serviço em 1998, o espaço conta com 7,3 mil doadoras cadastradas. Atualmente processa material de 40 doadoras, que forneceram, no mês passado, 83 litros de leite, suficiente para o atendimento de apenas 17 dos 25 pedidos realizados, em média, diariamente.
Luana dos Santos Dias, 22 anos, teve sua filha no dia 24 de setembro. A criança nasceu com 34 semanas e complicações respiratórias, por isso está internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. “Enquanto estou aqui, durante o dia, amamento. Mas ela usa o leite do banco no período da madrugada. Não há como agradecer pelas doações. É a esperança de vida para as crianças”, analisa.
As interessadas em colaborar para o aumento da oferta de leite pelo Banco de Leite de Jundiaí devem entrar em contato com o serviço, por telefone, para que a equipe de orientação vá até a casa da mãe e faça as orientações necessárias sobre o procedimento de coleta. Não há quantidade mínima para doação.
Os telefones do Banco são (11) 4521-7244 e 0800-17-81-55.