Palestra encerra programação do Setembro Amarelo no HU

Nesta terça-feira (25), o Hospital Universitário (HU) de Jundiaí recebeu a psiquiatra Dra. Maria Cristina De Stefano para proferir a palestra “Prevenção ao suicídio”. A ação contou com cerca de 80 participantes, entre profissionais de saúde e convidados, e encerrou a programação do “Setembro Amarelo”, dedicado à promoção da vida e prevenção ao suicídio.

Durante a palestra, Dra. Maria Cristina abordou a questão do suicídio entre profissionais de saúde, apresentou pesquisas sobre o tema, falou sobre a abordagem correta e alternativas para buscar ajuda. Na ocasião, também destacou o trabalho do CVV (Centro de Valorização da Vida), programa de prevenção ao suicídio e apoio emocional e que conta com ajuda de voluntários. O CVV atende de forma gratuita, 24 horas, pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br

Ao encerrar a apresentação, Dra. Maria Cristina lembrou que o tema suicídio é amplo e precisa ser discutido sob diversos aspectos. Citou que atualmente os profissionais da área de saúde sofrem muito com a síndrome de Burnout, que está relacionada ao esgotamento físico e mental, e que o tema pode ser abordado num próximo encontro.