HU realiza palestra para profissionais da saúde

No próximo dia 02 de outubro será realizado no Hospital Universitário (HU) de Jundiaí a palestra “Outubro Rosa: Câncer de Mama”, com o Prof. Dr. João Bosco Ramos Borges, mastologista, professora titular da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Estado de São Paulo. O evento visa conscientizar os participantes sobre a importância do diagnóstico precoce. “A ideia é justamente sensibilizar quem vai estar presente para a luta contra o câncer de mama, que já é o primeiro câncer a matar mulheres no Brasil”, afirma o especialista. A atividade é destinada a todos os profissionais da Rede Básica de Saúde, médicos da região, residentes e demais convidados.

Segundo Dr. Bosco, a apresentação irá conter estatísticas atualizadas, informações sobre a situação do câncer de mama no Brasil e maneiras de realizar o diagnóstico precoce deste câncer. “O diagnóstico precoce muda o prognóstico das pacientes, principalmente em saúde pública, pois diminui o custo do tratamento. Cerca de 80% das pacientes diagnosticadas precocemente não necessitarão de quimioterapia e o custo com seu tratamento será 30 vezes menor”, explica o médico. “Quando o diagnóstico é tardio, a paciente necessita de quimioterapia, que é um tratamento mais agressivo”, complementa.

A palestra será realizada no Anfiteatro do Hospital Universitário, às 9 horas. O HU fica na Praça da Rotatória, s/nº – Jardim Messina, Jundiaí, SP.