Itatiba faz Caminhada Inclusiva

O mês de setembro foi marcado por diversas atividades dentro do “I Inclui Itatiba”, programa que promoveu a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. A programação começou com a participação de alunos da APAE no show do cantor S.Perrone na abertura da Festa de San Gennaro, também houve visita de alunos de classes especiais a indústrias, restaurantes e cinemas além de ações inclusivas nas escolas municipais para promover a integração entre os estudantes.

Já na sexta-feira, 21/09, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, centenas de pessoas se reuniram logo no começo da manhã no Parque da Juventude para uma grande caminhada inclusiva que reuniu alunos de instituições como APAE, Instituto Phala, Passo a Passo Equoterapia, além das escolas municipais Inês Prado, Anna Abreu, Nazareth, Eliete, Maria Teresa, Guiomar e ETEC Rosa Perrone Scavone.

Além da divertida caminhada, organizada pela secretaria da Educação e com o apoio da secretaria de Cultura e Turismo, os participantes aproveitaram as demais atrações como maquiagem artística, uma agitada aula de zumba, brincadeiras com monitores e distribuição de guloseimas.

“Nós tivemos a participação de muitas escolas, parceiros, secretarias e comunidade. Foi tudo muito válido.”, comemora Kelly Vigato, responsável pelo CAEPI, o Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusiva.

O secretário de Educação, Anderson Sanfins, fez um balanço de todo o evento: “Nós estamos caminhando muito bem no sentido da inclusão dentro da escola. Nós temos uma equipe multidisciplinar que acompanha diariamente as solicitações e casos de inclusão. É um trabalho que se intensificou muito. Foram diversas atividades e terminamos com essa caminhada maravilhosa. Todos estão de parabéns”, conclui.