Luiz Fernando amplia verba do Grendacc

O prefeito Luiz Fernando Machado vai aumentar o valor de repasse mensal ao Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), que receberá a partir de agora R$ 155 mil por mês. O convênio que amplia as receitas foi assinado na quinta-feira, 13, e a ocasião contou com a presença da diretora-presidente do Grendacc, Verci Andrêo Bútalo, do gestor da Unidade de Saúde do governo, Tiago Texera, e do próprio Luiz Fernando.

O valor de R$ 155 mil é superior ao pago anteriormente e garante o atendimento integral aos pacientes com câncer e doenças hematológicas. Na prática, permite dar atenção completa para a realização de exames, consultas, procedimentos e tratamentos, tanto hospitalares quanto ambulatoriais.

“O atendimento desta instituição é referência para toda a região. E como a saúde é prioridade na nossa gestão, temos investido de forma planejada e com responsabilidade”, justificou o prefeito Luiz Fernando.

Segundo os participantes da atividade de assinatura do contrato, trata-se de outra conquista obtida pelo Grendacc em 2018. Outra vitória recente para a entidade hospitalar foi a conquista, na última semana de julho, do credenciamento que possibilita o recebimento de repasses federais para ajudar a custear o atendimento, atualmente, de mais de 470 pessoas, nas várias fases do tratamento.

Sem o credenciamento, o Grendacc teria dificuldades para manter seus padrões de funcionamento, e obtê-lo exigiu mobilização do próprio prefeito jundiaiense e de parlamentares locais, estaduais e federais, dentre outros importantes representantes sociais de Jundiaí e região.

Histórias

Maria Gabriela Bezerra tem apenas 7 anos, e há dois meses convive com um nódulo no pescoço. Aguardava para realizar uma biópsia, quando viu a comitiva do prefeito passando pelos corredores do Grendacc e, sem hesitar, abraçou o gestor. “Aqui as pessoas são muito gentis”, contou.

A mãe, Suellen Bezerra, fez questão de elogiar o trabalho da saúde da cidade. “Tudo está sendo realizado muito rapidamente. Até agora não deu nada nos exames, por isso, ela foi encaminhada para a biópsia. Estamos encantadas com o atendimento”, explica.

Sob o comando Verci Andrêo Bútalo, o Grendacc é uma instituição com duas décadas dedicadas ao atendimento de crianças e jovens com câncer e, neste mês, se mobiliza pela campanha Setembro Dourado. “Num período em que o foco é falar sobre o tema, uma notícia como esta [de aumento de repasses públicos]”, comenta.