Vacinação antirrábica imuniza mais de 36 mil animais em Jundiaí

A Campanha de Vacinação contra a Raiva, realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), durante o mês de agosto, imunizou 36.204 animais. O número é 7,5% maior que o registrado no ano passado. A vacina continua disponível para quem não conseguiu levar o animal a um dos 157 postos montados pela cidade, na sede da UVZ, na rua dos Bandeirantes, 375, das 8h às 17h. A população total de cães e gatos da cidade é estimada em 46,6 mil.

De acordo com o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento, foram imunizados 29.587 cães e 6.617 gatos, 6,8% e 10,9% respectivamente a mais que o registrado no ano passado. “A campanha mostrou avanço no número absoluto de animais vacinados, mas não atingiu a cobertura esperada, de 80%, ficando abaixo de 64%. No entanto, neste número não estão contabilizadas as doses realizadas de forma particular, em clínicas veterinárias. É importante alertar que o vírus da raiva é circulante principalmente na população de morcegos, e somente com a vacinação é possível proteger os animais domésticos”, detalha. Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura.

A Zoonoses funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12h e das 13h às 17h.