Clínica da Família: agentes de saúde cadastram moradores do Vetor Oeste

Com a aproximação do início de funcionamento da Clínica da Família, no Vetor Oeste, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realiza o cadastramento das famílias que fazem parte do território referenciado para o atendimento no novo equipamento da rede municipal. A partir do dia 3 de setembro, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) percorrerão as ruas das áreas que passarão a contar com a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para cadastrar os moradores e mapear a área de atuação de cada uma das 8 equipes que atuarão na localidade.

A concepção da Clínica da Família é direcionada para o atendimento de 40 mil vidas, que hoje são referenciadas para a Unidade Básica de Saúde do Novo Horizonte. “O cadastro familiar é uma “leitura” da comunidade e de sua situação de saúde. Por meio dele se conhece a população, sua condição de vida e suas necessidades. Tem por objetivo quantificar e qualificar a população, direcionando o trabalho da equipe, definindo inicialmente o território e sua distribuição em micro áreas, determinando onde, como e quando a equipe deve intervir prioritariamente, com ações de saúde e políticas públicas. Possibilita também a classificação de risco para a priorização de atendimento. Este cadastro deve ser atualizado sempre que ocorram alterações”, explica a Maria Cristina Sciamarelli, coordenadora Administrativa do Convênio da Estratégia de Saúde da Família.

Segundo a médica, o Agente Comunitário de Saúde é o profissional da equipe da UBS que está mais próximo da comunidade, trazendo informações para os demais profissionais que integram a equipe, ajudando a traçar estratégias para melhorar a qualidade de vida daquela população. “Para que possamos conhecer a realidade da localidade e para que possa ser atendido pela equipe da Clínica da Família, é necessário que seja feito o cadastro com os agentes. Eles passarão de casa em casa, nas áreas que ainda não são mapeadas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, detalha.