Socorristas ensinam técnicas de reanimação

Quem for ao Parque da Cidade, em Jundiaí, na manhã deste sábado, 25, poderá aprender técnicas de reanimação cardiopulmonar em evento organizado pela Liga de Cirurgia Geral e Trauma da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), que contará com a participação da equipe do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) – popularmente conhecido como Resgate – da CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

Intitulado Mega RCP – sigla de Reanimação Cardiopulmonar – o evento busca ensinar a população leiga sobre os procedimentos quem podem ser adotados em situações de paradas cardíacas. “São ações simples que qualquer pessoa pode adotar e salvar uma vida. Ensinaremos como identificar uma ocorrência de parada cardíaca, como acionar o serviço de resgate e também os procedimentos de massagem para a reanimação das vítimas”, explica Mário Jorge de Castro Kodama, coordenador médico da CCR AutoBAn e também da Liga de Cirurgia Geral e Trauma da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Além do Resgate da CCR AutoBAn, colaboradores do SAMU 192 de Jundiaí e alunos da própria Faculdade de Medicina de Jundiaí também oferecem as instruções, que serão realizadas em manequins próprios para este tipo de treinamento.

As atividades acontecem das 9 às 12h e integram a programação da Semana Nacional de Reanimação Cardiopulmonar.