Orquestra Municipal de Jundiaí faz concerto em apoio ao Grendacc

A Orquestra Municipal de Jundiaí apresenta em seu próximo concerto, 1º de setembro, obras da família Bach. Johann Sebastian Bach foi um dos mais importantes compositores do período barroco, com uma obra vastíssima coral e instrumental, com oratórios, concertos, missas, cantatas, além de suas composições instrumentais solo.

Compositor, cravista, organista, violinista, violista, mestre de capela, Bach vem de uma família de tradição musical. Johann Sebastian Bach teve 7 filhos de seu primeiro casamento com Maria Barbara. Após a morte de sua primeira esposa, Bach casou-se com Anna Magdalena Wilcken, soprano e filha do trompetista da corte, com quem teve 13 filhos.

Para o quarto concerto da Temporada 2018, a Orquestra Municipal de Jundiaí apresenta obras de Johann Sebastian e de dois de seus filhos ilustres: Carl Philipp Emanuel e Wilhelm Friedemann.

A OMJ executará a Sinfonia nº 3 em Dó maior para cordas de Carl Philipp Emanuel, e de Wilhelm Friedemann, a Sinfonia em Fá também para cordas.

Do patriarca, Johann Sebastian, a Orquestra Municipal de Jundiaí traz o Concerto para cravo em ré menor. Para esse concerto, o convidado é o artista Claudio Ribeiro, um dos mais importantes cravistas brasileiros, residente na Holanda desde 2000, onde desenvolve intensa atividade como regente e cravista da orquestra Collegium Musicum Den Haag.

Ainda no programa, de Johann Sebastian, será apresentado o concerto para dois violinos, que terá como solistas os músicos da OMJ: Mayra Pezzuti e Marcos Scheffel, destaques na última audição da Orquestra.

Além de trazer um programa de grande relevância artística, a Orquestra Municipal de Jundiaí presta um serviço social nessa noite de apoio ao Grendacc. O público presente poderá, ao final do concerto, fazer doações a essa entidade que desempenha um papel importantíssimo na vida de tantas crianças da cidade e da região.

Ainda nesse mês a OMJ oferece 2 palestras / workshops:
Esdras Rodrigues, spalla convidado – palestra/workshop: violino e rabeca
público alvo: estudantes de violinio, rabeca, público em geral
terça, 28 de agosto, das 9h às 12h – gratuito

Claudio Ribeiro, solista convidado – palestra / workshop: cravo
público alvo: estudantes de cravo, piano, música de câmara (barroco), público em geral
quinta, 30 de agosto, das 9h às 12h – gratuito

Inscrições: [email protected]

01 de setembro, sábado, 20h – Teatro Polytheama – gratuito
Claudia Feres, regente titular

Claudio Ribeiro, cravo
Mayra Pezzuti e Marcos Scheffel, violinos

Carl Phillip Emanuel Bach (1714 – 1788) – Sinfonia nº 3 em Dó maior para cordas
Wilhelm Friedemann Bach (1710 – 1784) – 
Sinfonia em Fá maior F. 67
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
 – Concerto para cravo – BWV 1052
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
 – Concerto para dois violinos em ré menor, BWV 1043