JUNDIAÍ

Jundiaí marca presença no Encontro de Guardas Municipais

Com o objetivo de apresentar as mais recentes novidades e tecnologias voltadas para segurança pública, além de palestras, seminários e painéis, foi realizada nos dias 16 e 17 de agosto, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), a segunda edição do Encontro do Interior de Guardas Municipais. Dentre os presentes, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); também os diretores Diógenes Torqueto Salas Jr. e Marlus da Silva, responsáveis respectivamente pelo Núcleo de Inteligência em Assuntos de Segurança Municipal e de Planejamento, Gestão e Finanças; e o subinspetor Mauro Rodrigues Castro Jr. (Administração Guarda Municipal de Jundiaí – GMJ).

Em debate durante o evento, coordenado pelo secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores de Segurança (Consems), Luiz Augusto Baggio, inclusive com a realização de mesa redonda: o Futuro das Guardas Municipais; o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP); dentre outros. Finalizando as atividades, profissionais e autoridades presentes elaboraram a Carta de Campinas, representando todas as instituições presentes.

“Um evento que ofereceu inúmeras possibilidades para se discutir segurança pública de maneira ampla, com a troca de vivências muito enriquecedora. Um rol de conhecimentos que propicia a definição de ações mais assertivas – a partir de procedimentos que buscam coibir a violência e a criminalidade – junto às cidades que possuem uma instituição estruturada em seus variados setores, inclusive os especializados, como a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) que conta com o Canil, a Ronda Escolar – Anjos da Guarda, Apoio Tático, e o programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas: Educavi/Gepad.

Setores especializados da Corporação que recebem com muita frequência a visita de profissionais de outros municípios de todo o país. São trabalhos significativos que justificam as conquistas ao longo dos 68 anos de sua existência: a Guarda Municipal de Jundiaí é referência pelos resultados já alcançados com o intuito de minimizar os índices de criminalidade no município. O governo Luiz Fernando Machado empenha-se de maneira efetiva para garantir o bem-estar de toda a comunidade, a qualidade de vida que tão bem caracteriza a cidade de Jundiaí. Em segurança pública municipal, conta com profissionais especializados, em permanente atualização e aperfeiçoamento. Além disso, a integração com as demais forças de segurança é fundamental”, ressaltou o gestor de Segurança Municipal.