Revisão do Plano Diretor tem reunião nesta sexta-feira (17)

Nesta sexta-feira (17), às 17h30, no auditório do Paço Municipal será realizada a 11ª reunião para a revisão do Plano Diretor (Lei 8.683/2016), com a apresentação das propostas para alteração das tabelas de Parâmetros de Parcelamento de Solo (2A) e Parâmetros de Ocupação do Solo (2B). Organizadas pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), as reuniões são realizadas desde o início do ano para o processo de revisão da legislação e abertas ao público.

“Serão apresentadas as propostas de tabelas de índices analisados pelos técnicos dos departamentos de Urbanismo e Licenciamento, elaboradas a partir de sugestões encaminhadas pela comunidade e sociedade organizada. A apresentação estará disponível no site para a visualização e análise, bem como os demais temas já apresentados”, argumenta a diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Barbosa Angelini. A diretora explica que as tabelas identificam índices de recuos, taxa de permeabilidade entre outros quesitos que variam de acordo com a zona na qual o lote está inserido.

De acordo com o gestor da unidade, Sinésio Scarabello Filho, a necessidade de revisão foi identificada no ano passado, primeiro da vigência da Lei 8.683/2016. “Existem alguns pontos no texto que exigem detalhamento e uma análise criteriosa. Foi necessária a realização de simulações para testar as propostas, feitas de forma individualizada para os espaços da cidade, sempre com foco no interesse maior da cidade: preservar e dar sustentabilidade à qualidade de vida construída com muito esforço da população durante toda a história do município”, argumenta.

Todo o processo de revisão pode ser acessado pelo site do Plano Diretor. No endereço é possível inscrever sugestões e propostas, bem como consultar os assuntos já debatidos.