Sábado (18) é o dia D de vacinação contra o Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite continua em todas as cidades da região até o dia 31 de agosto. Neste sábado (18), das 8h às 17h, acontece o dia D da Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite.

Em Jundiaí, a todas as unidades (exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h. A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para indicar ou não a aplicação da dose.

Itupeva
Neste sábado (18) todas as Unidades de Saúde do município funcionarão até às 17h para o dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. O objetivo é imunizar crianças com idade entre 1 e 4 anos. Mais de 70 servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura atuarão nas 12 unidades do município. Para vacinar a criança é preciso apresentar a carteira de vacinação.

Várzea Paulista
Em Várzea, o DIA D será realizado em nove Unidades Básicas de Saúde do município. Com o objetivo de proporcionar aos pais e responsáveis a oportunidade de imunizar as crianças no final de semana. É importante levar a carteirinha de vacinação.

As unidades que atenderão serão: UBS Jardim Alessandra, UBS Cidade Nova, UBS Jardim América III, UBS Jardim Bertioga, UBS Jardim Cruz Alta, UBS Jardim Promeca, UBS Vila Marajó, UBS Vila Popular, UBS Vila Real.h

Vinhedo
A ação deste sábado, dia 18, será realizada na Policlínica da Capela e na UBS Planalto, das 8h às 17h. Nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, até 31 de agosto, a Prefeitura de Vinhedo seguirá o calendário proposto pelo Ministério da Saúde, com a mesma imunização, ou seja, Sarampo-Caxumba-Rubéola e ainda Poliomielite, para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, em todas as salas de vacinação da Rede Municipal de Saúde.

Dentro da Campanha Nacional, as salas de vacinação nas UBSs Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde e Von Zuben, e no Centro Médico do Jardim São Matheus e Policlínica da Capela, funcionam das 9h às 16h.

Sarampo e Poliomielite
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

A poliomielite é uma doença viral que, nos casos graves, pode deixar sequelas na vítima, como paralisia de membros. Já o sarampo pode causar complicações graves como pneumonia, encefalite, otite, entre outras.

Alerta
O Ministério da Saúde vem alertando com frequência sobre a importância da vacinação para evitar os casos de doenças. Poliomielite, por exemplo, é considerada erradicada no país desde os anos 90, mas voltou a apresentar riscos por conta das baixas coberturas vacinais em centenas de municípios, inclusive no estado de São Paulo.

Já o sarampo, desde o ano passado vem apresentando aumento de casos e surtos em estados como Amazonas e Roraima.