Itupeva imuniza mais de 200 animais no 1º dia de vacinação antirrábica

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (13) à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018. A ação tem como meta vacinar mais de 8 mil animais entre cães e gatos do município.

“A vacina contra raiva é gratuita e aplicada em dose única, uma vez no ano. Com isso, além dos animais, toda a população estará protegida contra o vírus da raiva. A vacina tem como principal objetivo prevenir a doença, que pode ser transmitida através das mordidas dos animais, no qual é considerada em 100% dos casos fatal”, afirmou a veterinária do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Letícia da Costa.

A campanha começou no bairro Rio das Pedras e no ponto fixo montado ao lado da Unidade Básica de Saúde foram vacinados 162 animais.

Nesta terça-feira (14) a equipe estará no mesmo endereço, atendendo todos os animais daquela região.
“Cuidar dos animais é como cuidar de uma pessoa, trato meus bichos com muito carinho, por isso sei que a vacinação é importante para eles e também para nós”, destacou Jane Aparecida, dona do gato Nego e da cachorra Milk.

“Quanto mais a gente cuida, mais tempo de vida eles podem ter. A Pitanga (cachorra) é a mascote lá em casa, tratamos com muito carinho”, disse Vitor Rodrigues.

“A vacinação é a proteção para os nossos animais e também a nossa proteção. Se queremos uma vida saudável, porque não permitir isso para os animais também?”, falou Ana Lúcia Pereira, dona da cachorra Pantera.

Área rural – Assim como no ano passado, a Prefeitura de Itupeva também realiza a vacinação na área rural do município, numa ação onde as equipes vão de casa em casa, imunizando os animais.

No bairro Guadalupe, na região do Quilombo foram vacinados 130 animais. “Pra mim é uma iniciativa sensacional, por causa do meu trabalho não iria conseguir levar meu cachorro para vacinar nas datas estabelecidas, ia ter que pagar para um veterinário, uma vacina que não é barata”, falou Dorival Almeida, dono da cachorra Baronesa.

“Tenho muitos cachorros e gatos e é difícil levar todos para vacinar. A Prefeitura está de parabéns com esse trabalho! Além de proteger os animais estamos nos protegendo também”, disse Luiza dos Santos, dona dos cachorros, Nikito, Barbicha, Chaves, Belinha, Mike e Princesa, além dos gatos, Sansão e Afrodite.

É importante ressaltar que se no dia programado, fortes chuvas atingirem o município, uma nova data será reagendada, visando a segurança dos profissionais e também da população.

Confira a programação desta semana:
Pontos fixos

14/08 – Bairro Rio das Pedras/Nova Monte Serrat – Rua Lúcia de Queiroz Guimarães (ao lado da UBS)

15/08 – Bairro Monte Serrat/Jardim Vitória – Rua Duílio Chinarelli (ao lado da UBS)

16/08 – Centro – Praça São Paulo

17/08 – Bairro da Mina – Rua José Barbi (ao lado do bar do João Bosco)

Casa em casa
14/08 – Fazenda das Pedras, Fazenda Itatuba, Fazenda Calixto, Fazenda Santa Maria e Fazenda Capim Fino

15/08 – Fazenda Sertãozinho, Santa Tereza do Alto e Fazenda São Luiz

15/08 – Fazenda Benassi e Fazenda Ouro Verde

16/08 – Fazenda Cata Vento, Fazenda Quilombão, Fazenda Santa Mônica e Fazenda Santa Gertrudes

17/08 – Fazenda Rio da Prata, Sítio São Francisco, Sítio Pepino e Fazenda Buriti