Começa a vacinação contra sarampo e polio

Começou neste sábado (04) e vai até o final de agosto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Em Jundiaí, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Vila Rami, Morada das Vinhas, Tamoio e Novo Horizonte – receberam crianças entre um ano a quatro anos de idade para a imunização. Até por volta de 15h30, foram aplicadas 927 doses de pólio e 903 doses de tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

“Em Jundiaí, não temos registro de casos de sarampo desde 1998 e, no Brasil, desde 1989 não há nenhum caso de pólio”, destaca Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE). “Temos 19 mil crianças nessa faixa etária e esperamos vacinar a maioria delas até o final do mês. Precisamos que os pais tragam seus filhos para serem imunizados, pois além de evitarmos a reinserção do vírus da pólio no Brasil, também estamos prevenindo o surgimento de casos de sarampo, já que tivemos alguns casos registrados em outros estados brasileiros”.

Melhor prevenir, que remediar

A campanha segue até o dia 31, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das UBSs, além de um Dia “D” já programado para 18 de agosto, sábado, quando todas as unidades (com exceção dos Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h.

A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para saber se é indicada ou não a aplicação da dose. “É comum muitos adultos não terem mais a carteira de vacinação, então, na dúvida se tomou ou não a vacina na infância, é melhor ir a um posto e receber uma nova dose”, conclui Maria do Carmo, lembrando que se a criança estiver com febre, deve aguardar uns dias para receber a dose.

Charles e Daniela Genovese Fernandes fizeram questão de levar o pequeno Eduardo para receber a dose dupla de vacina. Pais também da adolescente Débora, de 12 anos, fazem questão de manter a carteira de vacinação dos filhos em dia. “Não quero que eles fiquem doentes, ainda mais se puder evitar com a vacina. A campanha é gratuita e faço questão de trazê-los sempre”, finaliza Daniela.

Veja fotos de Vera Gonçalves/ Prefeitura de Jundiaí

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (95)

 

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (93)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (90)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (88)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (72)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (66)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (63)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (49)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (43)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (39)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (31)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (29)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (22)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (20)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (14)

campanha de vacinacao contra a poliomielitw e o sarampo (3)