Crianças aprendem na prática a reciclagem do lixo

Cerca de 30 estudantes da EMEB Ana Rita Alves Ludke, da Vila Alvorada, visitaram o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), na manhã desta segunda-feira (30), e aprenderam sobre o funcionamento do local e o sistema de gerenciamento de resíduos do Município, que é referência nacional. A ação de educação ambiental faz parte do projeto “Geresol de portas abertas”, uma iniciativa da Unidade de Gestão de Serviços Públicos (UGISP) em parceria com a Unidade de Gestão da Educação (UGE).

Segundo o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, a ideia é despertar na criança um novo olhar sobre a cidade e os resíduos sólidos, além de disseminar os princípios da sustentabilidade e do bem comum. “Queremos que essas crianças sejam transmissoras de conhecimentos e, quando cheguem em casa, atuem espalhando práticas sustentáveis entre a família”, afirmou. O projeto, que começou hoje, segue até novembro.

No início da visita, os alunos assistiram a três vídeos educativos sobre o funcionamento do Geresol. Em seguida, eles foram levados ao local onde é feita a separação dos recicláveis e, depois, conheceram também o espaço onde são processados os resíduos da construção civil. Durante toda a visita, as crianças estavam acompanhadas de monitores.

O encerramento da atividade aconteceu no Ecoponto do Morada das Vinhas, onde a população pode descartar os resíduos de forma correta. Os estudantes aprenderem sobre quais materiais e qual a quantidade que pode ser levada ao local pelos munícipes. Na parte da tarde, será a vez de uma turma da Emeb Antônio de Pádua Giaretta participar da atividade.