Planetário de Itatiba realiza observações na “Noite dos Planetas”

O Planetário Municipal “Prof. Benedito Rela” programou para este mês de julho um evento que reunirá todos os curiosos pelo espaço sideral e também os amantes das explorações interplanetárias. Nos dias 25 e 26 acontece a “Noite dos Planetas”.

Durante o mês de julho, os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão aparecendo com destaque no céu logo no início das noites. Aproveitando esse momento de visibilidade, serão montados telescópios para a observação desses astros, oferecidos de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento.

Os participantes poderão observar a lua crescente, com suas crateras e montanhas; fazer a observação de Marte, o planeta vermelho, que em julho está mais próximo da Terra; se deslumbrar com o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, e seus maiores satélites naturais e fazer a observação de Saturno, com os seus maravilhosos anéis. Além das observações com telescópios, também serão dadas explicações sobre o céu e os planetas.

“Convidamos toda a população a comparecer ao ‘Noite dos Planetas’, para quem gosta de astronomia é um programa bastante interessante, fazendo a observação desses quatro planetas que estão mais nessa época do ano. Esperamos que as condições atmosféricas estejam boas, teremos também boas observações”, convidou João Pantano Neto, professor do Planetário, que organiza o evento junto do professor Carlos Eduardo Mariano.

As observações acontecerão nas quadras de tênis ao lado da Estação Ciências ‘Profª Neide Terezinha Canal Pereira’, das 19h às 22h. Em caso de tempo muito nublado e/ou chuvoso, o evento será adiado, sendo programada uma nova data.

HORÁRIO DE FÉRIAS
O planetário ainda oferece mais atrações para quem quer conhecer mais sobre o Sistema Solar, com sessões públicas aos domingos. A primeira é a apresentação do filme “Da Terra ao Universo”, feito especialmente para planetários, pelo eSO (Observatório do Sudeste da Europa), que oferece uma viagem pela história da Astronomia, começando nos primórdios dessa ciência, quando ainda se acreditava que a Terra estava no centro do Universo. A sessão é gratuita, com início às 16h, com duração aproximada de 35 minutos.

A segunda exibição acontece a partir das 17h30, com exibição do filme “Os Planetas”, quando é feita a simulação de uma viagem pelo Sistema Solar, que parte da Terra e visita todos os planetas da família do Sol, de Mercúrio até Netuno. Muitas informações sobre esses mundos são reveladas, além de imagens impressionantes. A sessão também é gratuita e com duração aproximada de 22 minutos.

Os eventos são abertos para maiores de quatro anos. É recomendável que o visitante chegue ao local com ao menos 15 minutos de antecedência, para garantir sua participação, pois o planetário abriga até 60 pessoas. Para evitar a entrada de luz externa, que atrapalha nas projeções do Planetário, não é permitido entrar na sala após o início da apresentação, por isso é fundamental que o visitante não chegue atrasado.