UBS Tulipas terá nova estrutura e atendimento qualificado

Com investimento em ambiência, padronização, estrutura e acessibilidade, a Unidade Básica passa por reforma há um mês e desperta o interesse da população em conhecer o novo formato que será adotado ao local, que passará, assim que entregue, a ter o conceito e programas da Nova UBS. Recentemente, a Prefeitura entregou a primeira Nova UBS no bairro Vila Maringá, que oferece atendimento a 10 mil usuários.

“A UBS Tulipas é muito boa para a população. Os funcionários são atenciosos. Agora, com o lugar reformado e os novos programas, o atendimento vai ficar ainda melhor”, comenta dona Maria Helena Albino Ferreira, 71 anos, moradora há 12 anos no Jardim das Tulipas e usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que será a segunda a receber a formatação Nova UBS, desenhada pela gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado.

Geraldo Adão, 79 anos, tem hipertensão e colesterol. Passa por atendimento na UBS Tulipas para acompanhamento. “O atendimento aqui é muito bom. Com a reforma que estão fazendo, vai ficar ainda melhor para a população e também para quem trabalha aqui. Esses novos programas da saúde vão ajudar muito, já que vai orientar a gente desde a hora que entra até a hora que sai do atendimento”, comenta.

Com verba proveniente do Programa do Ministério da Saúde Requalifica, a UBS Jardim Tulipas deve encerrar a primeira fase das obras nos próximos 10 dias. Na sequência, serão iniciadas as modificações na outra ala, sala por sala, para não atrapalhar o fluxo de atendimento. O valor de investimento na UBS Tulipas é estimado em R$ 58.629,01. A meta para a finalização de todo o espaço, incluindo a construção de uma área externa para as atividades integrativas, é neste segundo semestre.

“Assim como foi feito na UBS Maringá, a UBS Tulipas também terá o padrão Nova UBS. A melhoria contempla a ambiência, acessibilidade e pintura de todo o espaço, padronização interna e externa para o melhor atendimento aos 13 mil usuários. A saúde é prioridade em nossa gestão, por isso, desenvolvemos e estamos implantando programas como o Guardião da Saúde e o Posso Ajudar, que vão qualificar e humanizar o atendimento dos usuários com a meta de alcançar a excelência no serviço público de saúde de Jundiaí”, detalha o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a unidade terá acessibilidade total, mobiliário confortável, além da padronização interna e externa. A UBS Tulipas tem estrutura tradicional, com oferta de consultas com clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologia, além do acolhimento, distribuição de medicamentos, coleta de exames, vacinas e curativos juntamente com grupos de apoio à saúde. Com 12 agentes comunitários de saúde, a UBS Tulipas atende ao bairro com a Estratégia de Saúde da Família.