Profissionais terão treinamento com espanhóis

Nesta quinta-feira, dia 12, ocorre o treinamento “Ferramentas diagnósticas para avaliação do desenvolvimento infantil”, destinado a todos os profissionais de saúde de Jundiaí e região. O treinamento será ministrado por médicos espanhóis, Prof. Dr. Antonio Soriano e Profa. Dra. Ana A. Allen, no Hospital Universitário de Jundiaí (HU).

O treinamento é gratuito e a ferramenta a ser apresentada permitirá igualdade de avaliação com outros países. “Essa ferramenta é chamada de ASQ3 e consiste em questionários específicos que os profissionais brasileiros poderão aplicar e assim viabilizar o cruzamento de informações e resultados de pesquisas de forma sistêmica e multicêntrica, o que permitirá integração com outros países do mundo”, afirma o Prof. Dr. Saulo Passos, idealizador do treinamento.

A atividade ocorre dentro da programação do ciclo de palestras relacionadas aos arbovírus, realizada de 11 a 14 de julho, com apoio da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e HU. O Prof. Dr. Arandes integra a Fundação Instituto de Pesquisa do Hospital Universitário Vall D´Hebron, na Espanha; e a Profa. Dra. Allen é médica pediatra do Serviço de Neonatologia do Hospital Sant Joan de Déu, da Universidade de Barcelona.

O treinamento é limitado a 150 participantes e as inscrições podem ser feitas até hoje, dia 11, às 17h, por meio do telefone (11)4527-5700 ramal 820 ou pelo e-mail adm.projetozika@hufmj.com.br

Confira a programação completa do ciclo de palestras:
(palestras são exclusivas para profissionais convidados e alunos da FMJ, já o treinamento do dia 12 é aberto ao público que atua em saúde e demais interessados)
11/07
Local: Faculdade de Medicina de Jundiaí
18h – Palestra “Zika vírus: a experiência da Espanha” – com Prof. Dr. Antonio Soriano
19h – Palestra “Infecções congênitas e os arbovírus” – com Profa. Dra. Ana A. Allen
20h – Palestra “Zika vírus: a experiência do Brasil” – com Prof. Dr. Saulo Passos

12/07
Local: Hospital Universitário de Jundiaí
8h às 12h – Treinamento “Ferramentas diagnósticas para avaliação do desenvolvimento infantil” – com Prof. Dr. Antonio Soriano e Profa. Dra. Ana A. Allen.

13/07 – Local Faculdade de Medicina de Jundiaí
9h – Discussão de casos clínicos neonatais entre os pesquisadores internacionais e a equipe médica local – com base em resultados preliminares da Coorte Zika – em relação à óbitos e abortos

14/07 – Local Faculdade de Medicina de Jundiaí
8h30 – Mutirão com participantes do projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil”