Itatiba lança Selo Empresa Amiga da Primeiríssima Infância

Visando incentivar ainda mais a promoção e o cuidado com as crianças de até 3 anos de idade, a Prefeitura de Itatiba lança o Selo Empresa Amiga da Primeiríssima Infância, ação inédita que certificará as empresas que desenvolvem algum tipo de ação em prol do desenvolvimento infantil.

“Esse Selo é uma iniciativa 100% itatibense, que destacará as empresas que estão envolvidas com o desenvolvimento das crianças, certificando esse compromisso com a primeiríssima infância”, explicou Anderson Sanfins, Secretário de Educação. “Uma marca de qualidade como essa, demonstra o quanto a empresa se preocupa com a saúde, educação e desenvolvimento integral e integrado da criança”, finalizou.

Neste ano, o selo foca em ações relacionadas a amamentação, uma estratégia de sensibilização junto a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece em 120 países. “O Aleitamento Materno tem sido considerado a melhor forma de proporcionar o desenvolvimento humano, sendo o melhor e mais completo alimento para o bebê, além de criar um vínculo de envolvimento e interação entre mãe e filho”, explicou Cátia A. Henrique Pereira, fonoaudióloga do Centro de Atenção à Criança (CAC).

“Cruzar esses limites é um de nossos objetivos com a 7 ª semana do Bebê, que ocorre no mesmo período (de 01 à 07 de agosto). Levar informação baseada em evidências científicas não somente em relação ao Aleitamento Materno como envolver todos os setores da comunidade acerca da importância da Primeiríssima Infância para que as futuras gerações tenham mais qualidade de vida”, completou Cátia.

Para participar, a empresa deve ter sede no município e atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:
– Oferecer 6 (seis) meses de licença maternidade;
– Oferecer licença paternidade de, no mínimo, 15 (quinze) dias;
– Possuir Sala de Nutriz, um ambiente privado e adequado para coleta e armazenamento de leite materno durante o período de trabalho;
– Manter berçário gratuito e/ou creche dentro da empresa, possibilitando às mães períodos para amamentação durante o turno de trabalho.

As empresas que executarem uma dessas ações poderão se inscrever no site da Prefeitura até o dia 27 de julho por meio do link http://bit.ly/seloPrimeirissimaInfancia.

O Selo é uma ação intersetorial que engloba diversas secretarias municipais que são parte integrante do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que tem a premissa de que a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção e assistência são objetivos que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida, favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial.

As empresas participantes receberão o Selo na cerimônia de abertura da 7ª Semana Regional do Bebê, que acontecerá no teatro Ralino Zambotto, no dia 01 de agosto, a partir das 19 horas.