Estação de 1868 é destruída por incêndio

A antiga Estação de trem da rua Dr Torres Neves, no Centro de Jundiaí, foi destruída nesta segunda-feira (09), por um incêndio. Bombeiros passaram a tarde no local combatendo as chamas.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), informa que a estrutura conhecida como Estaçãozinha, localizada ao lado do Complexo Fepasa e atingida pelo fogo nesta segunda-feira (09), pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), órgão responsável pela sua conservação e vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

A Guarda Municipal de Jundiaí afirma que, logo ao visualizar a fumaça vinda da Estaçãozinha pela Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, acionou o Corpo de Bombeiros, que se dirigiu ao local, extinguindo o incêndio.

Sobre os prejuízos, o Grupamento informa que foi destruído o madeiramento do telhado, janelas e parte da parede que cedeu. A Prefeitura lamenta o ocorrido e dará ciência ao DNIT.

A foto é do Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e segundo os registros históricos foi fundada em 1º de Abril de 1868, sendo muito utilizada para a conexão entre Jundiaí e o Porto de Santos.

Hoje Jundiaí perdeu um importante Patrimônio Histórico . A primeira estação de trem da cidade foi incendiada . Uma parte da história da cidade foi apagada .

Posted by Roberto Fernandes on Monday, July 9, 2018