24 guardas novos vão para as ruas de Jundiaí

Para a formação completa dos 24 novos agentes de segurança pública , que estarão nas ruas a partir do dia 01 de julho, o Curso de Formação de Guardas Municipais (CFGM) de Jundiaí 2018 também desenvolve aulas práticas no estande de Tiro do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) – Grupo Barão de Jundiahy. A atividade foi acompanhada pelo prefeito Luiz Fernando Machado, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); e o comandante em exercício, subinspetor Sandro Vilas Boas.

“É grande a expectativa com relação à série de treinamentos que estão sendo realizados com os futuros guardas municipais e, principalmente, o início dos trabalhos no mês de julho, quando todos estarão aptos para atuar no patrulhamento comunitário da cidade. A contribuição de cada agente de segurança na prestação de serviços vai ser providencial para que alcancemos melhores índices de segurança e a redução significativa nos índices de criminalidade”, declarou o prefeito Luiz Fernando.

Os futuros guardas municipais tiveram cinco meses de preparação, entre aulas práticas e teóricas, no Curso de Formação de Guardas Municipais (CFGM) de Jundiaí 2018, coordenado pelo Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp) – a divisão de Ensino da GMJ que conta com um corpo docente formado por profissionais especializados da instituição. As aulas práticas ocorreram no estande de Tiro do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) – Grupo Barão de Jundiahy.

Por ser considerada referência na região, neste ano, a Guarda Municipal de Jundiaí capacitou inclusive futuros agentes de segurança que irão atuar em outros municípios, como resultado da cooperação técnica estabelecida entre as instituições.

Formação completa
Para elaboração e aplicação das aulas, o curso segue os conteúdos e a metodologia conforme as determinações da Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp/Ministério da Justiça. “É fundamental projetar a Guarda Municipal de Jundiaí perante as demais instituições de segurança e os municípios; o seu potencial como referência em formação regional de agentes de segurança pública, buscando uma padronização de procedimentos e atendimentos em consonância com o Estatuto Geral das Guardas Municipais”, destacou o coordenador do Cifatp e do Curso de Formação, subinspetor Erich Streng Godoi.

Especificamente a capacitação em Armamento e Tiro foi ministrada pelo GM Jaci José Cardoso Alves, credenciado pela Polícia Federal; responsável pela Seção de Informação de Armamento e Porte (SIAP) da GMJ. A carga horária das aulas foi de 100 horas/aula para armas com funcionamento semi-automático; e 60 horas/aula para armas de repetição.

Ao final da Instrução os alunos passam por avaliação de tiro teórico e prático, nos moldes exigidos pela Polícia Federal, em cumprimento ao termo de convênio entre a Guarda Municipal de Jundiaí e a Polícia Federal.