UBS Rami inaugura Cantinho da Saúde

Uma parceria entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Rami e alunos do curso de Enfermagem do Unianchieta resultou na inauguração, nesta quinta-feira (14), do “Cantinho da Saúde”, uma horta fitoterápica que servirá de espaço de interação e difusão de conhecimento. A Fitoterapia faz parte das Práticas Integrativas Complementares (Pics), orientadas pelo Ministério da Saúde (MS), que está em ampliação pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Dona Antônia das Dores Paulino, 62 anos, é neta de índios e tem nas plantas uma grande aliada para a saúde. “Tenho várias plantas terapêuticas na minha horta, em casa. Acho muito importante esse espaço na UBS, para informar as pessoas sobre os benefícios dos chás, unguentos e temperos”, comenta a mulher, que é paciente da UBS.

Também adepta dos chás fitoterápicos, Helena Miranda de Campos, 49 anos, se interessou em participar dos grupos de discussão sobre fitoterapia que serão criados na UBS Vila Rami. “Sempre uso chás, principalmente na época do frio, para tosse ou para aquecer o corpo”, detalha.

De acordo com a gerente da UBS, Ruth Rocha, o uso de plantas medicinais faz parte da cultura dos usuários da unidade. “Temos 12 mil cadastros ativos na UBS Vila Rami e desse total, cerca de 30% são idosos que já utilizam as ervas para auxiliar no tratamento de doenças. Com o espaço montado, a intenção é criar grupos para a difusão de informações científicas para o uso da fitoterapia como complemento do tratamento, sem deixar de lado o tratamento alopático”, explica.

Programa
Segundo a professora do Unianchieta e coordenadora do projeto, Rosane Jacques Santos, o “Cantinho da Saúde” foi feito como trabalho de grupo de alunos do 7º Semestre do curso de Enfermagem. “Conseguimos os materiais com doações da comunidade e montamos com base em premissas de preservação do meio ambiente, usando material reciclado para os espaços de plantio. A partir de agora, será realizado um intercâmbio com a comunidade, levando mudas e trazendo novas espécies para compor o espaço”, detalha.