Exposição fotográfica homenageia Serra do Japi

A praça de eventos do JundiaíShopping abre espaço para as belezas e a grandiosidade da Serra do Japi. Entre os dias 14 e 21 de junho, a exposição fotográfica “Serra do Japi: Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental” está aberta a visitação, com entrada gratuita. Piso Nove de Julho.

A mostra reúne 30 das 240 imagens que compõem o livro homônimo, assinado pelo fotógrafo Sérgio Assis, que registrou a fauna, flora e toda a biodiversidade da Serra do Japi durante três anos de expedições fotográficas. “Foram mais de três mil fotos, fruto de um trabalho árduo e detalhista, sempre respeitando o meio ambiente e o espaço dos animais e plantas”, esclarece. “Quem passa próximo a Serra e nunca teve a oportunidade de visitar, não faz ideia da sua grandiosidade. E é justamente esse o objetivo tanto do livro quanto da exposição: mostrar às pessoas toda a sua riqueza e beleza”, completa.

Assis conta que fotografa a Serra do Japi desde 2003, mas que só foi realmente conhecer melhor esse pedaço remanescente da Mata Atlântica no interior de São Paulo quando registrou a bacia do Rio Jundiaí. “Foi neste momento que percebi que esse Patrimônio Natural merecia um olhar mais aprofundado e um registro que eternizasse sua história, suas matas, sua grandiosidade”, comenta. Além dos registros fotográficos, livro traz texto de apresentação do professor Flávio Gramolelli Junior.

Guillermo Bloj pontua que a exposição celebra os 35 anos do tombamento da Serra pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. “As fotos do Sérgio Assis nos mostram toda a riqueza da Serra do Japi e sua importância. Esperamos que essa exposição incentive crianças, jovens e adultos a conhecerem e preservarem esse patrimônio de Jundiaí”, diz.

A exposição segue até o dia 21, com visitação aberta ao público e gratuita, seguindo o horário de funcionamento do shopping.

SERVIÇO
“Serra do Japi: Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental”
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Data: de 14 a 21 de junho
Local: JundiaíShopping, Piso Nove de Julho
Horário: segunda a sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 11h às 22h
VISITAÇÃO GRATUITA
Informações: www.jundiaishopping.com.br