Dona Alice morre aos 110 anos

Faleceu aos 110 anos no bairro dos Fernandes, em Jundiaí, dona Alice Christina Schroeder Foelkel. Há 15 dias a família fez festa para comemorar o aniversário dela.

O neto, Waldemar Foelkel, disse que ela era “incrivelmente lúcida, carinhosa, bem humorada e linda. Saudades eterna!”

Seu enterro foi marcado para às 11 horas desta quarta-feira (06) no Cemitério Nossa Senhora do Desterro.

Centenários no Estado

De acordo com o Poupatempo, no Estado de São Paulo há cerca de 350 pessoas com mais de 100 anos, conforme registros de “prova de vida” com renovação do RG.

Essas pessoas viram a história do Brasil e do mundo.

Em 2015, uma cidadã de 115 anos esteve no Poupatempo Pindamonhangaba para renovar o RG. Maria Benedita Pereira da Silva, conhecida em Aparecida como dona Dita, nasceu no dia 9 de agosto de 1900 e acompanhou ao longo da vida uma virada de milênio, duas guerras mundiais e oito trocas de moedas brasileiras. Apesar de ter nascido bem depois da abolição dos escravos, dona Benedita chegou a ser vendida pelo antigo patrão, segundo a nora Lucimara Conceição Bento, de 45 anos, que a acompanhou na troca do documento.

Aos 100 anos de idade, o Sr. Gentil Pires, lavrador aposentado e morador de Cerquilho, esteve no Poupatempo Tatuí para tirar a segunda via do RG. “Estou com as minhas duas filhas do coração”, disse ele, apresentando as filhas adotivas que o acompanhavam.

Dona Antônia Anselmo tem 104 anos de idade e foi ao Poupatempo Guarujá renovar a Carteira de Identidade. Ela contou que tem 2 filhos e um neto e que precisou tirar uma segunda via do RG atualizada para fazer a prova de vida no INSS. A centenária foi atendida pela Natália Sotério Oliveira, que ficou emocionada com a história de vida da cidadã.

Aos 104 anos, a tecelã aposentada Azélia de Toledo Campos foi ao Poupatempo Itaquera tirar a segunda via do RG para fazer a prova de vida para o INSS. Ela tem seis filhos, 12 netos e 11 bisnetos. Madalena, uma das filhas, contou que ela gosta de festas e de contar histórias.

Aos cem anos, Balbina Ireno Borges esteve no Poupatempo Bauru para atualizar o RG. Ela precisava do documento para aposentadoria. Ela mora em Ubirajara (SP), trabalhou na roça a vida toda, tem 2 filhos e estava acompanhada da filha, da neta e do genro. Foi atendida pelos atendentes Leonel e Eduardo Lopes.

O advogado Renato de Barros Camargo, de 100 anos de idade, esteve no Poupatempo Bauru para dar entrada na 1ª via do RG. Ele contou que costuma usar apenas a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por isso estava com o RG desatualizado. Natural de Limeira, foi da primeira turma de advogados formada pela USP. Residindo em Bauru, foi ao Poupatempo acompanhado pela neta e pela cuidadora para tirar uma Carteira de Identidade novinha no seu centenário.

O Poupatempo Guarulhos atendeu no mês de maio a cidadã Otacília Gomes de Oliveira, que foi tirar a 2ª via do RG. Ela nasceu em 25 de dezembro de 1909, mas seus registros datam como nascida dois anos mais tarde, no dia 25 de dezembro de 1911. Ou seja, ela tem oficialmente 108 anos de idade. Acompanhada dos filhos Isabel e Antonio José, demonstrou grande simpatia e aceitou posar para uma foto com a atendente Yara Soares.