Vigilância alerta para verificação vacinal antes de viajar para a Copa

Os jundiaienses que viajarão para a Rússia para torcer para o Brasil, nos jogos da Copa do Mundo, devem se atentar para a verificação vacinal. No país do Leste Europeu, o Sarampo ainda não foi erradicado, por isso, a Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta os torcedores a passarem por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para confirmar se a vacinação está em dia.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, a vacina contra o Sarampo é feita em duas doses. “Para viajar seguro, é importante que a pessoa passe por uma unidade básica de saúde, para verificar se está com a caderneta em dia. Na Rússia, existe a circulação do vírus, e a pessoa sem imunização pode se contaminar, além de trazer a doença para o país”, detalha.

As 35 UBSs de Jundiaí atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Ainda existem as unidades que funcionam em horário ampliado, como Hortolândia, Novo Horizonte, Agapeama e Tamoio em que o usuário pode buscar informações e se certificar sobre as vacinas.